Outubro está realmente sendo o mês dos remakes “impossíveis”, não é mesmo? Depois da Bloober Team acertar (ao menos em boa parte) de “Silent Hill 2”, a Square Enix lançou nesta quinta-feira (24) o remake de “Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven” no PC, PlayStation 4/5 e Nintendo Switch. Ele está à venda a partir de R$219,90.
O porquê de eu chamar de remake “impossível” é por conta da própria natureza de “Romancing SaGa 2” e da franquia “SaGa” no geral. Originalmente lançado em 1993, o jogo já apresentava mecânicas que não eram tão padrão para RPGs ocidentais ou orientais. Ao invés de seguir uma história linear, o jogo toma um molde quase “livre”.
Você pode escolher com qual personagem iniciar a jornada, quais histórias ver ou deixar de ver. Jogue apenas com um personagem e você verá apenas um pedaço minúsculo da história do jogo. Além disso, as decisões que você toma refletem no restante da história e até mesmo nas cinemáticas. Pode não parecer “muito” para 2024, mas era sem precedentes em 1993.
O que continua acima da “média” é o sistema de combate de “Romancing SaGa 2”. Ao invés de aprender habilidades ao subir de nível, você pode aprendê-las no meio do combate ou até depois de usar certos golpes variadas vezes. O jogo não te guia para dizer qual ou que habilidade liberar primeiro, tudo é “livre”.
O remake refina o combate com a inclusão de um sistema de formação mais fácil de compreender e um “ataques unificados” onde todos os personagens da sua party podem atacar de uma vez só.
Como alguém que acompanha bem de perto a franquia, fico muito feliz em ver ele refeito em 3D. Ainda mais para uma Square Enix de hoje em dia que cada vez mais se foca em títulos de renome ao invés de franquias menos conhecidas.
Se tudo correr como previsto, terei uma crítica do RPG em breve.
Fique com o trailer e mais imagens dele abaixo: