Em nota, a Slitherine anunciou nesta semana que o remake de “Master of Magic”, atualmente em produção pela MuHa Games, teve seu lançamento confirmado para 13 de dezembro no PC. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
O anúncio foi publicado ao lado de uma série de perguntas e respostas que… sinceramente não me deixaram muito empolgado sobre o estado da versão de lançamento de “Master of Magic”.
No momento a MuHa Games está focada em corrigir bugs e melhorar a IA do game, todavia ela já confirmou que não irá mudar certos fatores cruciais como o sistema de tensão entre diferentes raças e a perda de fama ao ter uma cidade conquistada não serem mostrados ao ocorrerem, muito menos um filtro para facilitar a localização de bons pontos para construir uma cidade.
Seria compreensível se estes planos fossem adiados para algo pós-lançamento, como é o caso do sistema de fama, mas a MuHa Games já confirmou que filtros ou lentes para identificar recursos não estarão presentes no game.
Como alguém que jogou um tanto da versão de preview e sentiu que o remake de “Master of Magic” não passa de uma nova versão com uma imagem mais bonita e a mudança de quadrados para hexágonos – não que isto seja ruim, já que eu adoro o original. Entretanto, eu não consigo imaginar novos jogadores olhando para um remake de “Master of Magic” e vendo que ele não possui os sistemas básicos de um 4X atual é… decepcionante.
Eu aprecio e muito o trabalho da MuHa Games, mas às vezes sinto que ela está com uma tarefa impossível nas mãos: renovar um clássico sem que ele perca a essência mas também não seja tão parecido com outros jogos de estratégia 4X atuais.
Ao menos no lançamento o jogo terá todas as facções do clássico e algumas melhorias no sistema de personalização. Eu ainda estou com o pé atrás, mas vou dar – é claro – uma chance para ele assim que ele for lançado.
Se você tem interesse em mais detalhes, recomendo dar uma lida na entrevista publicada no site da Slitherine.