Muitos leitores do site sabem que eu sou fã de puzzles como Picross, Lumines, Tetris e Puyo Puyo. Mixolumia de lançado nesse sábado (8) por US$ 9,00 via Itch.io seria então uma combinação perfeita. O que eu não esperava é ele tomar tantas horas da minha vida.
Desenvolvido por Dave Hoffman com colaboração musical de Josie Brechner, ele é um ar de frescor na temática de puzzle rítmico. Além do seu formato incomum, seu sistema de combos fica algo entre Puyo Puyo e Lumines. Simples o suficiente para qualquer um pegar e jogar umas partidas mas com complexidade suficiente para que você comece a entender quais e como tais peças interagem entre si para realizar combos.
E, acredite, combos são muito mais difíceis do que parecem. Eu ainda luto para pegar o jeito de fazer combos com mais de 5x e ainda devo lutar para fazer ainda mais. Isso sem contar no quão agradáveis são as melodias oferecidas pelo jogo, a sensação tátil delas, o quão me sinto relaxado ao jogar uma partida — seja ela por dez minutos ou duas horas.
A maravilha de ser um jogo independente é que você poderá criar suas próprias melodias para usar durante as fases. Isso tudo é muito bem explicado na página do itch.io.
Ainda não cheguei a testar como funciona o sistema, mas não ficaria surpreso se uma pequena comunidade se formasse ao redor desse jogo. Nós fãs de puzzle temos poucas coisas além das típicas variações de Tetris ou puyo puyo, ver algo tão libertador como Mixolumia da até uma alegria.