Second Chances

Eu já havia dado Prison Architect como um jogo finalizado, não só isso como um jogo um tanto sem “tato” para o atual cenário de 2021. O anúncio do DLC Second Chances durante a PDXCon Remixed realizada nesta sexta-feira (21) me fez reconsiderar bastante.

Ao que dá a entender, a Double Eleven está fazendo de tudo para remover a “má reputação” do jogo e do tratamento de presidiários. Em um preview que vimos à portas fechadas, Second Chances pode ser o primeiro grande passo na direção correta.

Como o nome implica, o DLC adiciona um sistema de reabilitação para os cárceres. Isto inclui terapia com animais, estudos para potenciais empregos quando cumprirem as suas sentenças e até mesmo uma redução das sentenças.

Na versão de preview, a Double Eleven mostrou um Prison Architect muito menos ligado ao sistema prisional Norte Americano e mais algo voltado para um padrão de tratar todo cárcere como um ser humano – com a possibilidade de remover “traços negativos” e mostrar que no fim existem sim pessoas que podem mudar.

Creio que isso seja não só um passo importante mas também um tema que devia ter entrado na discussão de Prison Architect muito antes da venda do game para a Paradox. Eu mesmo me distanciei do jogo pois eu não me sentia mais confortável em gerir uma prisão cujo único propósito era tratar as pessoas como “animais” e lucrar.

Ainda não se sabe se este será o último DLC a ser trabalhado pela Double Eleven ou quais são os planos para o futuro de Prison Architect, mas eu espero que a desenvolvedora traga uma visão mais positiva seja neste game ou em uma possível sequência. Se bem que, vai precisar ter coragem para lançar um Prison Architect após 2021.

Próximo DLC de Prison Architect, “Second Chances” sai em junho

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.