Sabe o que eu nunca imaginei? O termo “coop” em um Grand Strategy da Paradox. Afinal todos eles podem ser jogados de certa forma em coop caso todos os jogadores façam alianças. Mas, pelo visto o meu conceito de coop é diferente do da desenvolvedora, que anunciou recentemente a introdução de um modo coop definitivo para “Stellaris” a partir da versão 3.8, intitulada “Gemini”. Ela está prevista para entrar em beta aberto na semana do dia 17 de abril.
O modo coop de “Stellaris” permite que jogadores tenham controle de um império em conjunto com até outros três jogadores. Ou seja, se você quiser pode ter um modo “híbrido” de coop com PVP onde 8 jogadores – 4 de cada lado em um império – poderão lutar entre si ou lutar em conjunto pela dominação da galáxia.
Todavia, o que a Paradox mais almeja com a introdução de um modo coop é facilitar o aprendizado de “Stellaris” para os novatos, aqueles que não se deram muito bem com tutorial ou não são muito bons de entender todos os nuances das mecânicas por meio de vídeos. Tanto que uma das adições no modo coop vai ser a opção de ver que aba o outro jogador está visualizando
Considerando que “Stellaris” é visto pela Paradox como o seu Grand Strategy com menos complexidade, é uma decisão admirável. Entretanto, isso devia se tornar padrão em todos os jogos da desenvolvedora. Eu não sei o quão viável é em termos práticos.
Mas imagine jogar uma partida de Victoria 3 e ajudar outra pessoa a entender o jogo? Não seria uma ótima forma não só de apreciar melhor o esforço da empresa no geral, mas também quebrar uma das dezenas de barreiras que impedem os “Grand Strategies” de serem mais apreciados por uma comunidade maior?
A lista inicial de alterações da atualização 3.8 já está disponível no fórum do Steam. Mais detalhes sobre o funcionamento do modo coop podem ser encontrados tanto fórum da Paradox quanto no vídeo-diário de desenvolvimento abaixo.