Com praticamente uma semana até o lançamento, a desenvolvedora Karaclan e a Fulqrum Publishing lançaram nesta semana um prólogo do RPG com elementos roguelite “VED” — “Purification”. Disponível de graça no Steam, o título que até então não estava no meu radar me chamou atenção com o incrível sistema de combate.
Ao invés de seguir o modelo mais “tradicional” de outros RPGs no Steam, cada batalha de “VED” é como uma contra um chefão com múltiplas etapas, mecânicas específicas e vários tipos de buffs e debuffs. Outro elemento interessante é o uso de sistema de “lanes” que a Karaclan utiliza para que o jogador pense no posicionamento do personagem.
“VED” troca um sistema de lanes com profundidade por um horizontal. Resumindo, você precisa pensar em que tipo de ataque efetuar e como ele vai afetar a sua posição em relação ao corpo do inimigo. Alguns ataques vão te oferecer mais defesa ou até mesmo uma chance de esquivar completamente dos ataques, outros podem te colocar em uma posição um tanto… desfavorável.
Foi o caso da batalha com um dos inimigos do prólogo. Não prestei atenção no escudo dele e pensei que era só uma defesa. Bastou dois turnos para ele acabar comigo ao estourá-lo em pedaços e atingir com dano crítico.
Espero que a versão final do jogo traga ainda mais variedade para esses confrontos, pois vai ser o que vai levar “VED” para frente. A narrativa da demo não me impressionou nada um pouco.
Ambientada 30 anos antes dos eventos do jogo, o prólogo conta a história de um homem que se apaixona por uma fada e decide deixar o mundo dos humanos para o da magia. Tudo indica que nós jogamos com um parente dele.
Uma pena que os diálogos são travados, pouco interessantes e mais servem para te empurrar para a próxima batalha. Eu já estou mais do que acostumado com isso em vários jogos de estratégia em turnos, mas esperava que “VED” fosse um pouco diferente. Bem, nada impede que a versão final me impressione e melhore isso. Descobrirei em 14 de novembro.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: