Jogos de gerenciamento esportivos, como o Football Manager sempre são algo interessante para mim. Apesar de não ser uma pessoa que assiste muitos esportes na TV, considero esses jogos como uma interessante ferramenta de aprendizado. Foi assim com o próprio Football Manager, Out of The Park Baseball e agora com o Pro Cycling Manager 2014. O game se encontra disponível no Steam por R$ 69,99.
Desenvolvido pela Cyanide Studios e publicado pela Focus Home, como o nome ja diz, você toma o controle de uma equipe de ciclismo. Seu objetivo é gerenciar os pilotos, inscrever em corridas, os treinar, desenvolver novos equipamentos para eles e por aí vai.
Tudo bem, tudo bem, pode parecer de início estranho, não é mesmo? Ciclismo não é um esporte muito difundido no Brasil, apesar de termos a CBC (Confederação brasileira de Ciclismo), se vê pouco na TV e etc. Por que você jogaria um game de ciclismo? Pois bem, porque é divertido.
Pro Cycling Manager 2014 – menus confusos, partidas divertidas
Pro Cycling Manager 2014 é dividido em duas partes. O menu principal onde você controla as peculiaridades de sua equipe e as corridas em si.
O menu do manager é consideravelmente confuso para novos jogadores. Quando o vi a primeira vez pensei “quem criou isso?”. Ele não possui indicadores de onde você clica exatamente.
Demorei umas boas horas até me acostumar com ele. Mas ainda assim não me sinto confortável o suficiente para saber o que fazer com ele.Eu já comentei sobre esse problema anteriormente em minha review do Out of The Park Baseball 14 (que foi melhorado na versão 15).
Eu compreendo que há muita informação para ser entregue ao jogador, principalmente por uma equipe ser composta de mais de 20 ciclistas. Há momentos que você terá três deles competindo em uma corrida, outros três em treinamento em uma cidade, mais dois em outra corrida. Enfim, você já tem uma idéia do quão confuso isso pode ser.
No meio disso tudo você ainda tem que tentar entender o porque diabos o e-mail que você acabou de marcar como lido ainda aparece como “não lido”. Pode ser algo bem frustrante.
Problemas a parte, a parte do manager é muitíssimo completa. Com funcionalidades que ajudarão você a entender mais sobre o esporte e gerenciar a sua equipe. Basicamente você passará boa parte do tempo verificando os pontos fortes e fracos de cada ciclista e o enviará para acampamentos de treinamento espalhados pela Europa.
Enquanto isso você também tem de pesquisar novos arcos, corpos para bicicletas para aumentar a aerodinâmica para que você melhore a eficácia de seus pilotos durante a corrida.
Uma das funcionalidades que eu raramente vejo em jogos de manager está presente no Pro Cycling Manager 2014, patrocínio. Sua equipe basicamente só se sustenta pelo patrocínio de outras empresas. Ao iniciar uma temporada, você tem de sentar e combinar com cada patrocinador as metas de sucesso para as principais corridas da temporada. Não se preocupe em alcançar todos os objetivos, ao menos de cara. Você não vai conseguir, principalmente se não conhece o esporte.
A segunda parte do game envolve obviamente, as corridas. Essas, podem ser feitas de duas maneiras: Uma simulação rápida ou a corrida completa.
No primeiro, não consegui de maneira alguma vencer uma corrida. Nem ao menos chegar entre os dez primeiros. Ou a minha equipe era muito ruim, ou o jogo rouba um pouco para os oponentes nesse caso. Começo a crer nisso após fazer algumas corridas completas. Boa parte delas cheguei ao menos em quinto lugar.
Antes do começo de cada, você pode definir estratégias para cada um dos ciclistas. Essas incluem quando avançar, quando atacar, quando tentar se separar do pelotão principal e por aí vai.
Soou como grego para você? Não se preocupe, a corrida, assim como um breve tutorial que é dado no início da sua primeira jornada, dará conta do recado de explicar o que falo.
Uma corrida normalmente é dividida de três a cinco rotas, pode já pegar um café e preparar o bumbum na cadeira pois elas são longas. O Pro Cycling Manager 2014 te dá a opção de acelerar o tempo em até 8x, mas não recomendo.
Da vez que fiz isso vi meu ciclista principal cair do terceiro para o 13º lugar em uns três segundos, sem chance alguma de recuperar a posição.
Apesar disso, o jogo te dá opções o suficiente para você não ficar entediado enquanto assiste a corrida. Não é o caso de apenas ver os ciclistas irem do ponto A ao B. Você também pode e deve dar ordem a eles.
Existe um sistema interessante de gerenciamento de água durante as corridas. Cada ciclista leva dois cantis de água, ao acabarem, o seu desempenho diminui. Cabe a você saber qual é o momento que você deve reservar um deles para buscar mais água a todos.
Você terá de fazer isso com a ciência de que ele irá perder posição, mas pode fazer com que a equipe termine a corrida em uma posição melhor. Em conjunto, cada ciclista possui um “gel energético” que dará um boost no seu desempenho ou na sua stamina por um curto período de tempo.
As ordens, que comentei previamente, também podem ser dadas em tempo real. Por exemplo, você vê que há uma chance de que se dividir do pelotão principal vai dar uma vantagem grande, é só clicar no ícone para isso.
Como uma dica, não recomendo fazer isso no início da corrida, vai cansar o ciclista muito cedo. É capaz que ele termine em uma posição pior porque você não soube aproveitar do tempo e das oportunidades. Não se preocupe, com o tempo você pega o jeito.
Me diverti muito mais do que imaginava com essas corridas. Para mim foram o ponto forte do Pro Cycling Manager 2014, ainda mais que cada uma delas é bem diferente em relação a outra. Algumas oferecem muitas subidas e descidas, enquanto outras são retas ou feitas em circuito.
Na parte técnica não tenho muito do que reclamar em Pro Cycling Manager 2014. Não é o jogo mais avançado do mercado, mas alcança o seu objetivo. Afinal, a única parte 3D que você verá será durante as corridas. Tudo bem que nem todas as animações são bem produzidas, principalmente da platéia (que pode chegar a ser uma abominação em alguns momentos), mas não é nada que vá parar você de jogar o game.
A minha grande crítica nesse ponto vai para a sua trilha sonora. Agora você se pergunta “como assim trilha sonora em um jogo de gerenciamento?” Pois é. No menu principal, que você faz praticamente tudo do jogo, há uma única musica tema. Agora reflita o quão agradável é ouvir a mesma música repetidamente em uma sessão de mais de duas horas. Nada legal, não é mesmo?
Outro pequeno problema é certa demora instabilidade na hora de carregar as corridas 3D. Duas ou três vezes o jogo simplesmente fechou do nada próximo ao terminar o carregamento. Cheguei a pensar que era um problema da instalação, mas pelo visto não era. Já a demora é peculiar, não é um jogo que demande muito processamento, mas mesmo assim cheguei a esperar quatro minutos pra carregar uma única rota. Bizarro, no mínimo.
Como apontei antes, esperava um jogo interessante, mas não tão divertido quanto imaginava. Se você quer aprender mais sobre como funciona o esporte, mesmo que de maneira superficial, recomendo o o Pro Cycling Manager 2014.
Pode ter alguns problemas no meio do caminho, como a sua interface não tão perfeita, mas ainda assim, temos poucos games de managing esportivo decentes, felizmente esse é um deles.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Focus Home Interactive