Será que um dia a Shiro Games vai deixar de me surpreender? Espero que não, pois é impossível imaginar uma desenvolvedora que começou com um game que buscava inspiração em RPGs da era 16-bit, foi um fantástico misto de 4X e Board Game e agora disponibiliza em acesso antecipado um ambicioso RPG, Wartales. Ele está disponível no Steam por R$129,99.
Depois de boas horas de jogo da versão beta cedida pela desenvolvedora, o melhor comparativo superficial que posso fazer é que Wartales é uma versão “simplificada” de Battle Brothers — e isso é um grande ponto na minha opinião. Eu amo Battle Brothers mas muitas vezes me senti desmotivado de começar uma nova partida devido a sua curva de aprendizado e dificuldade. Claro que com o passar do tempo e muito sofrimento com o título da Overhype Studios isso diminui, enquanto Wartales já te entrega um jogo muito mais “amigável” de início.
Reparou como eu coloquei “de início”? Exatamente. Wartales é um gigantesco lobo em pele de cordeiro. O jogo atua em duas camadas – uma estratégica e uma tática. Como em Battle Brothers, você controla um grupo de mercenários que deve explorar um continente em busca de fama, dinheiro, contratos e riquezas.
Você começa com um grupo pequeno determinado por algumas respostas que você dá antes de começar a campanha e tudo parece fácil de fazer. Dinheiro é obtido com certa frequência, você não precisa micro gerenciar mantimentos ou bandagens para curar os ferimentos das suas tropas. Aí você aceita a sua primeira missão de verdade e tudo vai por água abaixo.
A camada tática de Wartales é onde o jogo começa a ficar ainda mais interessante. Ao contrário de Battle Brothers que usa hexágonos para definir o posicionamento das unidades, Wartales segue um caminho mais “livre”. Você pode, por exemplo, colocar dois soldados lado a lado e apenas um deles engajar no combate. Esse elemento é crucial pois Wartales usa um sistema que tantos outros jogos de táticas fazem proveito: assim que você inicia o combate, a sua unidade fica “travada” contra o oponente enquanto a outra pode aproveitar para usar debuffs ou habilidades específicas.
Embora não revolucionário como visto em jogos como Divinity: Original Sin 1 e 2, é mais do que suficiente para que muitas batalhas de Wartales saiam de “vamos eliminar X inimigos” para “Céus eu estou cercado por oponentes e irei perder essa batalha” em questão de dois turnos. A IA é perspicaz na hora de avançar e usar o sistema também para sua vantagem – algo um tanto raro de se ver.
O meu primeiro sabor amargo da derrota veio quando, ao chegar em uma taverna, aceitei uma missão de resgatar um homem em uma torre. De acordo com a população local, ele gritava por ajuda a dias e ninguém tinha sequer se importado com ele.
“Ora, o que é isso. Vou ajudar alguém, ganhar dinheiro e fama! O que mais posso pedir?”. Ganhei é um belo tapa na cara. Era uma baita emboscada. Meu pequeno grupo de mercenários foi cercados por bandidos que, turno após turno, se aproveitavam das táticas para lentamente diminuírem o meu potencial de combate até ser dizimado. Por sorte ainda não existe uma opção “ironman” e eu consegui carregar um save que tinha feito antes de entrar na torre. Achei melhor deixar para outra ocasião.
Afinal, missões não são a única fonte de renda e itens em Wartales. Exploração pode te levar a cavernas cheias de ratos, ser emboscado por javalis (boa sorte nesta parte, eu também fui massacrado por eles). Quem quiser seguir a rota mais maléfica pode tentar as chances emboscando caravanas ou roubando os pobres fazendeiros.
Eu não podia deixar de testar isso e para a minha surpresa, a batalha foi mais fácil do que a própria missão oferecida na taverna. Saí da batalha com um novo mercenário, equipamentos valiosos e uma montanha de dinheiro. Pena que eu não tinha onde gastar pois a cidade mais próxima foi informada das minhas atividades, e dizer que eu não era bem vindo lá, é pouco.
O que me leva para um dos grandes problemas de Wartales no momento. Por mais bem trabalhada que seja a camada tática, a camada estratégica dele é um tanto repetitiva. Depois da minha grande vitória contra a caravana eu decidi explorar as outras regiões do mapa e tudo o que eu via era um grande vazio. Uma cidade ali ou acolá com os mesmos personagens, algumas missões repetidas e pouca novidade.
Outros problemas mais “sérios”, como compreender o que faz ou não os seus mercenários contentes, também está presente. Aliado carência de “dicas” sobre este aspecto de gerenciamento para um jogo que almeja ser mais simples do que Battle Brothers – que vou continuar a apontar como principal fonte de inspiração, prejudica muito o aprendizado. Sei que é um “alpha” e que as coisas devem melhorar no futuro, ou é o menos o que a Shiro Games diz.
Assim como ela diz que os mais sortudos – o que não é o meu caso – podem até encontrar itens raros ou jazidas de ouro, ao menos é o que a Shiro Games promete. O que me leva ao principal atual problema de Wartales: promessas.
No momento muito de Wartales se sustenta pela promessa de que o jogo vai melhorar em futuras atualizações, que o nível máximo – o qual eu atingi com tamanha velocidade que eu imaginei que era um bug – vai ser aumentado em breve. Mais eventos, mais nuance e mais personalidade para os seus mercenários.
Por sorte a maioria dessas questões fazem parte da natureza de um jogo que está em acesso antecipado. Eu prefiro ver um jogo carente de conteúdo por ainda estar em desenvolvimento do que um jogo com 300h de “conteúdo” que se quer consegue estabelecer a sua fundação.
Pelo o que eu joguei de Wartales, a sua fundação é um tanto quanto sólida e com um potencial gigante de crescer tanto em complexidade como em variedade. Sinto que no atual momento da escrita dessa matéria eu só arranhei a superfície de Wartales, mas não por vontade própria e sim pela ausência de conteúdo.
Traçando um paralelo, o mesmo ocorreu com a primeira versão de Northgard e olha onde estamos. O único ponto que eu botaria como “negativo” é o preço para o Brasil, um tanto mais salgado do que eu imaginava. Mas eu também posso culpar a maldita economia desse país.
A Shiro Games acredita que Wartales fique pelo menos ainda mais um ano em acesso antecipado – e como disse, dá para notar os motivos. Eu com certeza irei revisitá-lo assim que ele receber novas atualizações e publicar mais textos aqui no site. Se você exauriu o conteúdo de Battle Brothers e quer algo a mais, Wartales definitivamente precisa estar no seu radar.