“Vamos lá, colocar um apartamento aqui, talvez uma loja aqui. Ah, droga, esqueci de por o quadro de luz e o morador do sexto andar não tem uma lixeira no corredor. ” Peço que por favor não morem no meu prédio em Project Highrise, vocês podem ficar sem lixeira nos andares. O gerenciador de “prédio” da SomaSim estará disponível ainda este ano para PC. Jogamos uma versão preview do que pode ser a base para a revitalização de um conceito de gerenciamento há um bom tempo tempo deixado de lado.
Chamar de um “sucessor espiritual” de SimTower é desmerecer o trabalho da SomaSim. O conceito é o mesmo, mas a execução é atraente tanto para um novo público quanto para os veteranos. A maneira mais simples de explicá-lo é se colocar na pele de um dono de um prédio e gerenciá-lo da maneira que achar melhor. Trata-se de um gigantesco quebra cabeça que se expande de maneira interessante ao longo dos cenários ou do modo sandbox.
Um dos grandes problemas de gerenciadores são a maneira de tornarem os sistemas ali presentes interessantes mesmo após dez ou quinze horas de jogo. Alguns optam pela a adição de novas ferramentas e outros com objetivos à longo prazo. Project Highrise mistura um pouco de ambos, à medida que o prédio expande, novas construções são apresentadas e pequenos contratos aparecem para impedir que aquela sensação de estagnação apareça.
O jogador tem a sua disposição quatro tipos de construções para inserção: escritórios, apartamentos, lojas ou restaurantes. É uma variação do RCI (Residence, Commerce, Industry) que se vê em jogos como Cities Skylines ou Sim City. A expansão de tais módulos ocorre de maneira diferente em Project Highrise, porém. Tipicamente novas oportunidades se tornam disponíveis de acordo com o tamanho de uma cidade, enquanto Project Highrise usa um sistema de demandas adicionais de serviços.
Certos escritórios só aceitarão a oferta de aluguel caso o prédio tenha serviços de cópia ou entrega de suprimentos. Outros preferem um fluxo constante de visitantes nos seus andares. Você então tem dois sistemas centrais — o público alvo e os serviços de terceiros — que devem ser correlacionar constantemente. O quadro de energia tem de possuir carga necessária para o funcionamento de todos os andares, a demanda por locais de armazenamento, suprida e no topo disso tudo ainda fechar o dia com um fluxo de caixa positivo.
A complexidade não para por aí, cada empresa e /ou condômino tem uma série de preferências a serem supridas. Alguns não gostam de locais barulhentos, a falta de objetos decorativos nos corredores é um ponto negativo, etc. Você nunca tem um momento de descanso, um dia parece que está tudo bem, no dia seguinte alguém ameaça deixar o prédio por causa de um cheiro estranho. Foi só depois de algumas horas que o cheiro estranho na verdade era do restaurante que havia colocado no andar de baixo. É, realmente conviver com o cheiro de fritura não deve ser agradável
Por mais que possa soar “assustador” tais demandas, a versão usada para esse texto já contém gráficos e filtros para compreender zonas que requerem ou não atenção. Fluxo de visitantes, barulho, cheiro, consumo de energia, entender esta interligação é vital. Você sente que há um equilíbrio entre prover esse desafio e não esconder informação do jogador. Isto, em um gênero que as vezes teima em esconder dados importantes, é primordial.
O tutorial ensina o conceito básico, mas não segura a mão do jogador na hora do desafio. Cada cenário que jogamos é atraente de uma maneira ou outra. O primeiro pede para que você renove um prédio para os tempos dourados, enquanto outros requerem o uso de certos tipos de locais para aumentar a visibilidade e rentabilidade do prédio.
Com isto há uma flutuação na camada e densidade dos desafios. “Seria este o andar certo para colocar uma loja de conveniência? Como é o fluxo de visitantes nestas zonas?”, eram questões levantadas que não só agradam, te fazem planejar e eu amo este tipo de planejamento.
Só que, como construir um castelo de areia, você se sente satisfeito ao ver que superou todos os obstáculos para concretizar. Mas, o que existe após isso? O que você faz quando esgota todas as opções? Esta é uma pequena preocupação com Project Highrise
Ele é capaz de apresentar os sistemas do que tornam um prédio bem… um prédio, mas não consegue criar uma narrativa para que o jogador fique ainda mais engajado. Não há histórias para serem contadas sobre como você foi capaz de impedir algo terrível de acontecer. Pense em como ver um modelo de um avião cortado ao meio, você entende o que estas peças fazem e como coloca-las, mas ao mesmo tempo se questiona a razão de fazê-la.
Queria ser capaz de sentar e explicar para alguém o que aconteceu com o meu prédio, ou como alguma coisa deu terrivelmente errado e nenhuma palavra saia. Páginas ficavam em branco, pois não há elementos que criam um “laço emocional” entre meus habitantes e o ecossistema que os cerca.
Os cenários são uma distração boa o suficiente, mas a atual falta de eventos mostra um jogo onde os sistemas se encaixam perfeitamente, mas que são apenas isto, sistemas. Mecânicas que tem um propósito separado, mas que em conjunto não promovem tanta emoção. É estranho comentar disso em um gerenciador, mas acho que Project Highrise tem espaço para crescer consideravelmente neste aspecto.
Como seria mais interessante impor desafios como um vazamento, como lidar com este vazamento, o temperamento de cada morador. Tais sistemas até existem — como comentado antes com os vizinhos — mas no momento é superficial demais, apenas indicadores de um sistema maior que deve ser reajustado de acordo. Acaba virando mais um puzzle do que gerenciamento.
Suporte a mods já está presente nessa versão, o que é algo extremamente positivo pois um jogo como esse merece uma longevidade, mesmo que seja pela comunidade, e que ela traga mais naturalidade ao gerenciamento de um prédio.
Se você é um daqueles que quer puramente trabalhar em expandir um prédio, acompanhar finanças, atingir metas, desafios, Project Highrise definitivamente deve estar na sua lista de interesse. Por ora, só gostaria de prover um pouco mais de vida ao meu prédio do que vê-lo crescer por meros indicadores ou gráficos. Vamos acompanhar quais serão as mudanças até a versão final.