A última vez que eu contei a quantidade de saves que eu fiz de Cosmoteer (Steam) antes de completar 10 missões, o número estava em 20. Antes de começar este artigo eu decidi dar mais uma olhada, estou em 40. O jogo da Walternate Realities, atualmente em acesso antecipado, está repleto de bugs? Nada disso; eu é que não consigo decidir com que nave seguir a minha jornada.
O projeto que está prestes a comemorar 10 anos de aniversário desde o início segue a linha de tantos outros jogos do período como StarSector: Explore uma galáxia, complete missões, capture naves, construa sua frota, se foque em uma das dezenas de especialidades, seja um pirata. Enfim, faça o que você quiser, quando você quiser, da forma que você quiser.
Cosmoteer se separa da igualmente gigantesca e pequena esfera de jogos espaciais com a sua facilidade de construção e manutenção de naves. Trazendo de longe o menu mais intuitivo que eu já vi em um jogo do estilo, ele é igualmente o playground perfeito para quem é muito — mas muito — criativo , ou para aqueles que não tem a menor criatividade e só querem uma nave que não exploda. Eu estou no segundo campo.
A minha nave, como você pode ver abaixo, tem o design … funcional. É… funcional, vamos chamá-las assim, para não chamá-las de “meu deus do céu Lucas o que você quis fazer com esse caixão gigante”? Bem, ela pode parecer um caixão gigante por fora, mas é o seu interior que transformou tantas outras naves inimigas em caixões. O meu segredo? Eficiência.
A construção naves é só uma das grandes engrenagens que fazem Cosmoteer girar e, embora ainda seja a mais importante e evoluída de todas, é a introdução de sistemas como manufatura de munição, linhas de produção e administração da sua tripulação que fazem a versão de acesso antecipado ser um salto imenso em qualidade do que a versão considerada “clássica”. Esta, que ficou em produção até meados de 2022.
Cosmoteer ainda põe criatividade em primeiro lugar, ou seja, criar naves com as mais diferentes formas — como um caranguejo gigante que eu vi no Steam Workshop — pode fazer com que a usabilidade delas em combate caia drasticamente. Sua tripulação está longe demais para transportar energia para os motores? Que pena, pode ser que você fique sem combustível no meio do combate, ou sem munição, ou seus escudos falhem.
Até mesmo as minhas terríveis naves que parecem vindas de um álbum brutalista sofrem desse problema. Eu estava no meio do combate com duas naves oponentes e a distância entre o reator principal e os propulsores secundários era muito grande. Resultado: Um deles perdeu potência e fez com que eu perdesse a luta.
Para quem está de fora pode ser incrivelmente frustrante ler algo para um jogo que — em sua essência — se descreve como um “arquiteto de naves”. Mas, se todo prédio precisa de uma boa fundação, o mesmo deve se aplicar às naves, certo?
E não é que o sistema seja muito complexo em si; basta saber onde colocar o quarto da tripulação, garantir que os principais recursos da nave estejam a uma distância considerável para que não haja tantos atrasos — ou de preferência nenhum — no transporte de materiais. Quanto maior e mais complexa a nave, maior a necessidade de gerenciamento da sua tripulação, de materiais, e da presença de sistemas redundantes.
Você leu o parágrafo acima e, se acompanha o meu trabalho e meu absoluto fanatismo por jogos com várias linhas de produção, sabe muito bem qual atividade que eu estou fazendo com maior frequência em Cosmoteer: Mineração.
Mineração pode não trazer o melhor lucro, muito menos ser a atividade preferida de muitas pessoas, mas quando eu encontro um grupo de asteroides recheados de ferro eu imediatamente penso que eles podem então ser refinados dentro de uma minifábrica na minha nave para gerar munição. Assim, cortando parte dos meus dividendos toda vez que eu decidi atacar uma plataforma de defesa — pois eu não sou inteligente e posicionei meu reator na parte traseira da nave sem uma placa de defesa — eu dou um pulinho de alegria.
Isto quando não encontro urânio, uma das raridades de Cosmoteer — normalmente obtidas ao conseguir salvar o reator do seu oponente. Aí sim é uma mina de our— pera, urânio. Uma bela ajuda para balancear contas quando eu encontro um grupo de piratas ou facções inimigas, tenho metade da minha nave destruída ou em pedaços, e tenho que pagar fortunas em materiais para consertá-la.
Aqueles mais ousados certamente irão escolher missões de ataque, entregas rápidas de certos tipos de mantimentos de acordo com a região, ou exploração por mais minerais e tantas outras coisas que podem ser feitas em Cosmoteer. Como disse, faça o que quiser, na hora que quiser, como quiser, certo?
Embora a premissa se sustente e os sistemas em si sejam muito bem polidos para algo inicial, essa também é a maior fraqueza de Cosmoteer no momento. Eu já sabia e era em partes algo que eu esperava desde que ele entrou em acesso antecipado. As missões são, infelizmente, repetitivas demais, e a variedade de naves — algo que tem sido continuamente melhorado pela equipe por meio de várias atualizações — é baixo. É uma pena, pois este é o melhor método de ganhar fama, “moeda” usada para recrutar tripulantes com atributos especiais e liberar novas peças / armaduras / armamentos para a sua nave.
Não deixe que isso te impeça de pegar Cosmoteer, pois mesmo quando essa parte ainda carece de cuidado da equipe oficial (que está trabalhando a todo vapor para compensar o déficit), a comunidade já entrou em ação e o Steam Workshop está recheado de novas naves — que variam de um pacote completo de naves do Star Wars —, novos tipos de plataforma de defesa, novas armaduras e escudos para as suas naves, novas facções e até um ambicioso mod que inclui novos tamanhos de galáxias e no futuro virá com mais tipos de missões. Como a maioria desses mods podem ser combinados, a sua experiência com Cosmoteer já pode variar drasticamente da minha.
Você pode começar uma partida e já de cara adicionar mods que alteram o gameplay de tamanha forma que ao invés de ser um mero pirata que ataca naves aleatórias, você pode virar tornar o pirata mais famoso da galáxia ao derrotar plataformas de defesas que nem mesmo estavam no jogo há duas semanas atrás. Ou, se quiser, inserir outro mod que permite que você tome o controle de estações espaciais e use-as como hub de compra e venda de produtos, pegando uma parte do lucro para você.
E eu nem cheguei a falar do segundo motivo pelo qual eu gostei tanto de Cosmoteer: partidas online. Seja jogando a campanha em modo coop — algo impressionante para o escopo do jogo e o fato de ainda estar em acesso antecipado — ou nas arenas de combate com as mais diferentes regras.
As naves que eu criei, tão focadas no modo campanha, não duraram nem mesmo dois minutos para aquelas pessoas que passaram anos fincando as suas habilidades de criação de naves para serem letais no modo online. Claro que existem regras que limitam o custo da nave e muitos jogadores ativam tal opção, o que te faz pensar e repensar o seu design ainda mais.
Aliás o sistema de regras, como mencionei, é extremamente robusto. As arenas podem variar de tamanho, você pode escolher entre modos de batalha com múltiplas naves ou um sistema de “dominação” de áreas no espaço, adicionar muitos asteróides para dificultar a navegação da sua frota.
O tempo que eu investi no modo PVP demonstrou outra faceta de Cosmoteer que é pouco explorada no próprio modo campanha: o controle direto da sua nave. Ainda que haja um tutorial sobre como ela funciona, o sistema básico de “aponte para um inimigo e selecione a área que você quer danificar” tal como em jogos como FTL, é mais do que o suficiente para uma IA que não é muito desafiadora.
Coloque contra outro jogador, e meus caros, a história muda. Agora quem controla a nave é você, a posição do seu escudo é de suma importância e boa sorte não sendo atacado por um canhão que te coloca em uma espiral que não faça a sua tripulação vomitar tudo o que eles (provavelmente) comeram antes de entrar em combate. O sistema pode não ser tão avançado quanto algo como StarSector, mas é extremamente satisfatório posicionar a sua nave no momento que o seu canhão mais forte está recarregado e perfurar a armadura do inimigo em um golpe só.
Eu ainda estou engatinhando no multiplayer, preciso refinar muito as minhas habilidades e fazer testes mais intensos no modo criativo de aceleração e desaceleração da minha nave. Além de, obviamente, colocar armaduras e proteções extras nos malditos compartimentos que são essenciais para o funcionamento da nave e não em algo como uma esteira. Bom, ao menos salvou um tripulante enquanto todos os outros morreram — deixando uma trilha de corpos no espaço.
Aliás, eu estou engatinhando ainda em muita coisa em Cosmoteer, assim como ele está engatinhando em muitas áreas. Eu não consigo imaginar este jogo saindo de acesso antecipado antes de 2024 ou 2025. E, se sair, ainda vai ser apenas um pequeno “início oficial”, uma data comemorativa onde a equipe da Walternate Realities vai poder de fato descansar e dizer que o jogo está pronto. A comunidade provavelmente nunca vai descanar e criar mods, e mais mods, e mais mods cada vez mais ambiciosos.
Eu já apertei os cintos e estou preparado para a longa jornada que vai ser Cosmoteer. Não me vejo pulando fora do barco — ou da espaçonave caso prefiram — tão cedo. Ele vai para a minha lista de jogos infinitos ao lado de StarSector e Mount & Blade. E fico muito feliz de dizer com tranquilidade que a versão e de acesso antecipado já merece toda a sua atenção.