Eu chamaria “Yooka-Laylee” de um clássico? Não. Na minha crítica eu o apontei como um jogo competente, mas que apostava um pouco demais na nostalgia. Bom, eu botei fé na Playtonic após o seu trabalho no spin-off “Impossible Lair” e, agora a desenvolvedora vai retornar ao game de 2017 e refazê-lo como “Yooka-Replaylee”. Ele no momento está previsto apenas para PC, detalhes sobre a versão console serão compartilhados futuramente.
A promessa da desenvolvedora é reconstruir as “piores” partes do original, trazer novas mecânicas, mais opções de acessibilidade, novas áreas e refinamentos nas mecânicas. Ainda que muitas novidades não tenham sido comentadas pela Playtonic, o trailer de anúncio já dá uma ótima noção do que esperar.
Além da óbvia melhoria visual, a área inicial de “Yooka-Replaylee” já apresenta muito mais densidade de objetos, e um novo – porém curto – quebra-cabeça e novos locais de colecionáveis. Uma das minhas maiores críticas do original era justamente o quão “vazio” era o mapa comparado com o seu tamanho. Um problema que jogos clássicos como “Banjo Kazooie” não possuíam devido a sua variedade de colecionáveis e níveis mais bem condensados.
O que me deixa bastante curioso é como a Playtonic planeja melhorar a jogabilidade. O combate de “Yooka-Laylee” não era dos melhores, com momentos em que você sequer tinha o retorno correto de ter atacado um oponente. “Impossible Lair” já corrigiu isso, e espero que o mesmo venha a ocorrer para “Yooka-Replaylee”.
Ainda acho um tanto bizarro ver um remake para um jogo que saiu em 2017, mas, em uma indústria cada vez mais difícil de se destacar com novidades e – lembrando bem a minúscula recepção de “Impossible Lair” – melhor uma jogada segura do que nada.
Acompanharei o projeto de perto. Por ora, fique com o trailer e as primeiras imagens do game abaixo: