Após iniciar o programa “Arkadium for Developers” no começo do ano, a “Arkadium” anunciou nesta sexta-feira (9) o seu novo braço de distribuição para desenvolvedores independentes. Os jogos desejados pela empresa são de navegadores ou com requisitos baixos. Junto com o anúncio, ela apresentou 7 jogos que já fazem parte do programa.
O mais famoso deles, é claro, é “Who Wants to Be a Millionaire?” em parceria com a Sony Pictures Entertainment. Outro que já mencionei aqui no site foi o “Multiplayer Chess Online” de Foony que foi lançado em celebração ao dia mundial do xadrez. Outros incluem “Ridella” – um jogo de adivinhação”, e “Room Escape” – uma versão “micro” de um escape room com puzzles diários.
Além disso, a empresa anunciou o “Arkadium Publishing Fund 1”, ou APF1. Esse fundo vai investir cerca de um milhão de dólares em jogos que a desenvolvedora achar que são compatíveis com a sua plataforma. Como apontado no início do texto, a “Arkadium” continua a buscar jogos de navegador ou com requisitos baixos – detalhes completos sobre os requerimentos e como participar estão disponíveis no portal para desenvolvedores. Vale apontar que esse fundo também pode ser usado por desenvolvedores brasileiros.
Ainda estou em dúvidas sobre quais são os planos da “Arkadium” para os próximos anos. Embora a plataforma mencione milhões de usuários por mês – o que eu não duvido – a internet vem mudando tanto que me pergunto do futuro de jogos de navegador. Sei muito bem que há audiência para eles (embora muitos sites de notícia não os cubram), mas com a constante mudança da própria internet me faz questionar até quando esses portais vão continuar ativos.
Confesso que, desde que comecei a cobrir a “Arkadium” eu tenho jogado alguns títulos lá, e além de serem divertidos, possuem bem menos ads do que qualquer coisa mobile no meu iPhone. Só isso já é uma grande vantagem. Estou, no mínimo, curioso de como esse projeto vai para frente.
Veja imagens dos jogos publicados pela Arkadium por meio do novo sistema: