Eu não sei se algum dia eu vou entender o ritmo de atualizações da SEGA e da equipe de Phantasy Star Online. Uma hora ela lança uma atualização medíocre que mal avança a história, fica sem se comunicar por meses e em questão de semanas anuncia e disponibiliza uma nova versão “repaginada” de Phantasy Star Online New Genesis. “Ver 2.”, como é chamada, está disponível no PC, PlayStation e Xbox.
Além de finalmente dar continuidade ao capítulo 6 da saga do game – algo que muitos jogadores clamavam há meses dado a repetitividade das quests genéricas – “Phantasy Star Online New Genesis” agora conta com novos visuais com um estilo cell shaded e melhorias gráficas nas sombras e texturas.
Outra adição no mínimo… curiosa é o “espaço criativo”. Ao invés de você ter o seu aposento como as versões anteriores de Phantasy Star Online, agora você pode criar estruturas em ilhas. Tais ilhas podem ser acessadas tanto em modo solo ou coop – ou seja, você pode pedir ajuda de alguém caso não tenha ideias para uma casa ou possui pouca criatividade como eu.
Obviamente por ser um jogo free-to-play, nada disso sai exatamente de graça. Embora muitas peças possam ser obtidas ao completar missões diárias, semanais ou avançando em quests relacionadas ao modo criativo. Pacotes com itens especiais estão à venda na loja do game.
Por fim, a equipe de Phantasy Star Online New Genesis ajustou a dificuldade para que jogadores possam finalmente chegar no capítulo 6 da história sem passar por horas e mais horas de grind. Como eu não possuo um personagem de nível alto no momento, não sei informar os valores exatos, mas mesmo que seja apenas 5h, já é um grande avanço.
Do pouco que eu joguei de “Phantasy Star Online New Genesis Ver 2”, tudo indica que esse talvez fosse o jogo que a SEGA queria lançar de cara. Com exceção dos menus confusos, os visuais estão melhores – ao menos na versão PC – o uso de DLSS para placas NVIDIA finalmente acaba com o estilo “borrado” do jogo e o “cel-shading” dá uma melhorada na aparência de plástico dos personagens e inimigos.
É uma mudança gigantesca? Não. Se você não gostou de New Genesis até então, essa atualização não vai mudar a sua ideia. Mas é um grande passo na direção certa. Para todo o resto, continuo recomendando Phantasy Star Blue Burst em um servidor privado.
A lista completa de alterações está disponível no site oficial do game.