Eu não sei o que deu na Paradox esse ano, mas nunca vi a empresa expandir tanto o seu portfólio em tão pouco tempo. Além das dezenas de jogos da “Paradox Arc”, a compra de “Across the Obelisk”, a empresa sueca anunciou nesta segunda-feira que vai publicar o jogo de construção e logística “Foundry”. Ele está em desenvolvimento pela Channel 3 Entertainment. Data de lançamento ainda não foi divulgada, mas demo estará disponível de 9 a 16 de outubro durante o Steam Next Fest.
Venho acompanhando o desenvolvimento de “Foundry” desde que ele deu as caras em meados de 2020 no itchio. Ele segue muito de perto a fórmula de “Satisfactory” mas com pitadas de geração procedural e um sistema de progressão mais complexo.
Uma das principais diferenças entre “Foundry” e outros jogos do estilo é o seu “mundo infinito”. Em suma você pode construir a sua fábrica no bioma que você quiser, da forma que você quiser e o jogo em teoria vai se adaptar a isso. A versão do itchio, agora já desatualizada, demonstrou um sistema bastante robusto, mas limitado a dois biomas.
Outro ponto positivo no meu olhar é o seu sistema de automatização que acerta um meio termo entre a complexidade de “Factorio” com a acessibilidade de “Satisfactory”. Isso e o óbvio fato de que ele pode ser jogado em coop. Particularmente eu acredito que ele está sendo feito com a ideia de coop em mente. A versão do itchio já mostrava que construir fábricas e sistemas de automatização sozinho é uma tarefa gigantesca, e não consigo imaginar que isso venha a mudar na versão final. Mas, vou aguardar pacientemente para testar a demo e ver se algo de fato mudou de lá para cá. Torço para que sim.
Veja o trailer e mais imagens de “Foundry” abaixo: