Olha só, a Paradox está cada vez mais diminuindo o tempo entre o anúncio de uma expansão e o lançamento da mesma. Bom para quem sofre de ansiedade como eu, terrível para o bolso de quem ainda gasta dinheiro com Europa Universalis IV. “Domination”, a mais recente expansão está prevista para sair em 18 de abril e já está em pré-venda no Steam por R$59,99 (ai meu bolso, de novo).
“Domination” é outra oportunidade para Paradox alterar mecânicas cruciais das grandes nações de Europa Universalis IV. Dentre elas estão mudanças para o império Otomano, China, Japão, Rússia, Espanha, França e Grã-Bretanha. Todas elas receberão novas árvores de missões e mecânicas que vão de novas opções para o governo espanhol, novas formas de lidar com a revolução Francesa e uma forma mais…decente de unificar o Japão – país devia ter sido foco da Paradox muitos DLCs atrás.
Para quem quiser mais detalhes sobre tais mudanças, recomendo dar uma olhada nos últimos diários de desenvolvimento. Vide a nova árvore de missões da Rússia, que é tão grande que eu não seria capaz de colocar aqui no site sem gastar metade do meu dia traduzindo-a. (Diário de desenvolvimento 5 – Japão, Diário de desenvolvimento 6 – Rússia, Diário de desenvolvimento 8 – Ibéria, Diário de desenvolvimento 9 – Grã-Bretanha).
O mais recente diário desenvolvimento é o que vai ser mais impactante para todos os jogadores de Europa Universalis IV, a atualização 1.35. O que está disponível ao público até então já causou um grande furor dentro da comunidade por conta de alterações drásticas no sistema de rivais com a redução da possibilidade de alterar rivais de 25 anos para 5 anos, reformas celestiais agora custam mais caro e dezenas de unidades tiveram seu poder de ataque aumentado enquanto outras tiveram o ataque reduzido consideravelmente.
A Paradox já apontou que algumas das mudanças ainda estão em fase de testes e podem não dar as caras na versão final da atualização – algo comum considerando que ainda estamos bem longe até que a expansão fique disponível para o público. O que já está confirmado, no entanto, é a nova interface de governo que integra as novas possibilidades de governo que estão inclusas em “Domination”. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
Claro que eu vou pular de cabeça em “Domination” assim que ele estiver disponível. Tudo o que eu vi até então é bastante positivo. E, bem, se for para lançar uma expansão por ano ao invés de 300 DLCs como a Paradox fazia antes, prefiro que seja um de qualidade.
Assista ao trailer mais recente abaixo: