Ora Ora Ora, eu não imaginava que esta quinta-feira (21) seria marcada por uma baita sacudida no mundo de estratégia 4X. Digo, uma possível sacudida, já que a Paradox anunciou o novo 4X “Millennia”. Ele está em desenvolvimento pela C Prompt Games, equipe formada por ex-desenvolvedores de “Age of Empires II”, “Age of Mythology” e “Halo Wars”, e deve dar às caras no PC em 2024.
As informações divulgadas até então sobre o game o definem quase como uma resposta direta para a ideia da Amplitude com “Humankind”. Só que ao invés de controlar múltiplas civilizações ao longo da história, você controla uma civilização que pode ser personalizada por diferentes eras, e eras alternativas.
O sistema aparenta ser bem mais aprofundado do que os 4X “tradicionais” com cada era tendo um sistema de regras específicos, limitações e desafios. Ao final de cada era você pode escolher entre seguir para uma próxima era, ir para uma era alternativa ou tentar a sorte em uma “era de crise” com componentes mais desafiadores e objetivos mais complexos.
Já a sua civilização é personalizada por meio de um sistema chamado de “National Spirits”. Você precisa definir pelo que a sua nação é famosa e isso vai nortear os seus objetivos e bônus para cada era. As imagens divulgadas mostram os “National Spirits” de Sparta, por exemplo. Entretanto, Sparta só está disponível para o aspecto de combate, ou seja, você também pode alterar o tipo de governo com outra civilização. Outra imagem na galeria abaixo mostra um governo tribal mas com ênfase no combate espartano.
Mas o que definitivamente me fez interessado é a promessa de um sistema econômico mais voltado para logística. Matérias-primas devem ser processadas por construções avançadas para então serem utilizadas para sustentar a sua economia ou munir suas tropas de novos equipamentos. Ainda quero ver como isso funciona na prática e não apenas “bônus extras a cada turno”.
Estou curioso de como “Millennia” irá fazer para trabalhar com tamanha assimetria em um jogo “4X”, ainda mais com diferentes jogadores em eras diferentes. Só irei saber quando por as mãos nele, mas as primeiras imagens são bem promissoras.