Fale para mim três anos atrás que a Paradox vai abrir um portal independente para os mods de seus jogos e eu diria que isso é uma ideia absurda. Em 2019? Nem tanto. Foi o que a empresa sueca anunciou nesta quarta-feira (20) em conjunto com suporte a mods para a versão Xbox One de Surviving Mars – incluindo a opção de usar teclado e mouse no console.

No momento o portal oferece mods para Cities: Skylines (PC e Xbox One), Surviving Mars (PC e Xbox One) e Stellaris (PC), mas o processo de download é um pouco confuso. Isto é, se você não usa o Paradox Launcher ou joga nos consoles. Além de necessitar uma conta da Paradox, o site não traz direções claras sobre o que fazer com o arquivo que você acabou de realizar o download (tipicamente colocar em uma pasta específica no computador).

Isso é particularmente ruim para quem tem a versão GOG ou um certo “receio” de usar mods. Afinal, o maior triunfo do Steam Workshop foi justamente simplificar o processo e difundir o uso de mods em inúmeras comunidades.

Por outro lado, o processo é assustadoramente mais simples no Xbox One. Basta acessar o próprio gerenciador de mods de Surviving Mars e você tem acesso aos principais mods. Espero que a Paradox ao menos tenha em mente que a plataforma ainda precisa de muito trabalho, ainda mais se considerar adicionar games como Crusader Kings II, Europa Universalis IV e Imperator: Rome.

Como alguém que abraça toda iniciativa de mods, e – contando que não os limite para uma plataforma ou ecossistema – é um passo interessante, até intrigante da Paradox. Seria ela a próxima a abandonar o barco da Valve? Ou é só mais uma maneira de obter mods para os seus jogos?

Paradox abre portal de mods com suporte a versão Xbox One de Surviving Mars

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.