OOTP21

O que um site brasileiro está fazendo cobrindo jogos de Baseball? Bem, eu não gosto de futebol e gosto bastante de Baseball. É uma desculpa boa o suficiente para você? Enfim, o importante é que a Out of the Park Developments lançou na última semana o Out of The Park Baseball 21 – OOTP21. Via Steam, Origin e seu site oficial por R$75,49.

Considerado por mim um dos poucos simuladores capazes de se equivaler a títulos como Football Manager, a nova versão tenta expandir tanto o aspecto visual quanto o lado de gerenciamento.

Para o visual temos as novas partidas em 3D. Foi-se o tempo daqueles bonecos mal produzidos. Agora as partidas estão mais bem organizadas e você pode ver melhor as jogadas da tela em 3D. Aqueles mais puristas podem sempre escolher a visualização 2D, mas eu – até então – não vi motivos para.

Todavia, o sistema mais empolgante para quem gosta de minuciosamente gerenciar a sua equipe fica para o sistema de olheiros. Até o OOTP20, o sistema era fixo. Ou seja, você analisava o potencial de um jogador – como um 1st base e hitter – e ele te retornava quais eram as perspectivas dele para a atual e próximas temporadas.

Com o OOTP21, você precisará dedicar mais tempo, pois os relatórios irão variar de acordo com a temporada, se este jogador se machucou ou não, como estão as perspectivas dele no mercado ou até se outros times estão de olho nele.

Para quem não tem muito conhecimento em Baseball ou não gosta de acompanhar os jogos, Out of the Park Baseball 21 também adiciona um novo sistema de avanço de tempo onde você pode escolher pular para os principais eventos enquanto a IA toma conta do resto. Isso pode ser assustador, mas pelos testes que eu fiz na versão de review, o computador faz um excelente trabalho de organizar a lista de rebatedores, fazê-los descansar quando possível ou tratar de possíveis machucados.

E, como de praxe, o (insuportável) Perfect Team volta para você gastar seu dinheiro. Ainda não tive tempo de testá-lo, tampouco tenho interesse no modo já que ele se assemelha um pouco demais ao FIFA Ultimate Team, Madden Ultimate Team dentre tantos outros. Mas, se você é um desses que não tem problema com essa leve extorsão, a Out of The Park Developments adiciona duas novas ligas, novas missões para aumentar a chance de você obter cartas e torneios especiais.

O único ponto “negativo” que vi até então ainda fica para quase impenetrável interface de usuário. Melhorou em certos pontos, mas ainda requer um extensivo conhecimento do esporte para apreciá-lo em sua plenitude. É o tipo de jogo que eu recomendo ler o manual, mas ler mesmo e não passar os olhos.

Out of the Park Baseball 21 já está disponível

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.