OpenTTD

Diretamente do túnel do tempo da minha infância, Open Transport Tycoon Deluxe, ou mais conhecido atualmente como OpenTTD foi lançado gratuitamente no Steam. A versão, que é mantida pela comunidade no site oficial há anos, é baseada em Transport Tycoon Deluxe desenvolvida por Chris Sawyer (RollerCoaster Tycoon) em 1994 mas com melhorias para sistemas modernos.

Considerado por muitos até hoje como o principal exemplo de como um jogo sobre gerenciar transportes deve ser feito, OpenTTD é fantástico em diferentes frentes. Em suma ele é um gigantesco “sandbox” onde você cria uma empresa de transportes e foca no que bem entender. O original já era inovador na época por permitir você construir e administrar diferentes meios de transportes – de ônibus intermunicipais até aviões – OpenTTD leva isso a outro nível com mods opcionais que adicionam um novo sistema de logística, demanda de passageiros e outras tantas mudanças drásticas na jogabilidade.

O seu maior ponto negativo é, infelizmente, a absurda curva de aprendizado que ele possui. OpenTTD trouxe várias melhorias, mas a sua interface para quem nunca jogou outros jogos de Chris Sawyer é um pouco assustadora pela carência de “dicas” e ausência de um tutorial competente.

Mesmo assim eu digo: Dê uma chance a OpenTTD. Comece com algo básico como uma linha de ônibus entre duas cidades, depois avance e construa uma linha entre três ou quatro cidades e as vejas prosperarem. Não há pressão alguma em você pular de cabeça em algo como trens ou mexer em indústrias.

Além do que, o jogo está totalmente em português do Brasil e não duvido que muitos guias surjam por aí nos próximos dias. Recomendo também a leitura da Wiki no site oficial. Só tome cuidado para não começar uma partida e ver que já são duas horas da manhã sem você notar.

OpenTTD agora está disponível via Steam

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.