O novo buzz da internet gira em torno de uma ferramenta chamada Vine, apesar de ter seu uso já desvirtuado pelos seus usuários ele promete ser a nova tendência e merece uma notinha aqui aqui no Hu3Br, afinal das contas o que é o Vine? Para que ele serve?
O Vine nasce com a proposta de ser um serviço de compartilhamento de vídeos com duração máxima de 6 segundos. Uma vez feito o upload os vídeos podem ficar disponíveis na própria rede Vine ou serem enviados para o Twitter ou o Facebook, basicamente como o Instagram. Outro ponto em comum com a ferramenta é o fato do Vine ter nascido apenas para usuários de iOS ( iPad, iPhone e iPod) assim como o Instagram era no início.
O público “seleto” porém não impediu que a ferramenta fosse utilizada de maneira digamos incorreta por seus usuários. Alguns usuários exibicionistas estão usando o Vine para produzir conteúdo impróprio para menores de 18 anos. Apesar disto, a ferramenta tem um grande potencial de crescimento, já que seu processo de postagem simples e intuitivo ganhará as graças do publico.
Para produzir um vídeo basta tocar a tela para que o Vine inicie a gravação e retirar o dedo pra que ele cesse. Assim como o Instagram a ferramenta apresenta diversos efeitos para serem aplicados nos vídeos. Quando você terminar e estiver satisfeito com o resultado pode compatilhar sua produção. O Vine ainda permite seguir pessoas e receber o conteúdo que elas publicaram além de permitir a utilização de hashtags.
Basicamente o Vine vem cometendo os mesmos erros do Instagram em seu começo tendo um mercado fechado para users de iOS, deixando de fora os utilizadores de Windows Phone, Android e Blackberry. Além de possuir sua plataforma totalmente voltada ao mobile, coisa que a rede social de fotografia Instagram já provou não ser um bom negócio. Sem dúvidas o pontencial de se tornar a nova febre entre os utilizadores das redes sociais é grande porém algumas funcionalidades merecem mais atenção para a ferramenta melhorar.