Me anunciam um novo Jagged Alliance e eu já fico meio apreensivo. O que será que vão fazer de diferente e não capturar o espírito do original? Perdoe pessimismo, mas é que eu já passei muito por essa situação nos últimos anos. Jagged Alliance: Rage, confirmado para 27 de setembro no PC e 6 de novembro no Xbox One e PlayStation 4, quer adotar uma aproximação mais voltada para o estilo XCOM da Firaxis.
Tratado como um “spin-off”, ele traz de volta os personagens do segundo Jagged Alliance, agora idosos, para “liberar” mais uma ilha de algum tirano. Além das mecânicas de movimentação e combate por turnos de XCOM – uso de quadrados para determinar a posição do personagem e “overwatch” – Jagged Alliance: Rage adiciona um sistema de “Rage”, uma habilidade especial para cada mercenário que oferece bônus passivos evolui ao longo da campanha. Por falar nela, também é possível jogá-la em modo coop.
O novo trailer divulgado nesta quarta-feira faz pouco para remover a minha apreensão, ainda mais pelo estilo cartunesco – que não tenho nada contra, mas não se encaixa bem com a premissa de Jagged Alliance. Por ora mantenho a posição que Phantom Doctrine vai ser o mais perto que iremos chegar de um game competente da franquia.