Após quase seis meses desde que o período de acesso antecipado, até então limitado para a Epic Games Store por R$75,99, de Galactic Civilizations IV foi iniciado, a Stardock liberou o segundo beta do game e a inclusão do modo multiplayer. Todavia, não é o modo multiplayer que você espera de um 4X “tradicional”.
No momento o jogo conta com três modos: Arena, “sobrevivência” e “Agenda”. O primeiro já indica que o foco é o combate entre múltiplas naves com diferentes combinações. Já “Sobrevivência” é como um modo coop onde os jogadores devem sobreviver a uma IA que evolui constantemente e ver até onde você pode levar a partida sem perder. O terceiro e último – “Agenda” – gera objetivos aleatórios que devem ser completados durante uma partida.
A comunidade não está muito contente com os modos e espera que Galactic Civilizations IV venha a ter um modo “sandbox” onde é possível escolher as opções de vitória. Levando em conta o escopo da nova versão – que pega elementos de jogos como Crusader Kings e adiciona mais “personagens ao jogo” – sem contar o período de acesso antecipado, é compreensível ele não estar disponível. Eu mesmo testei algumas partidas do novo modo e já vi mais desconexões e bugs do que jogar um jogo de estratégia em uma conexão de 56kbps.
Fora isso, eu gostei muito das novas adições do segundo beta. Novas tecnologias e agendas abrem espaço para táticas mais variadas, tipos diferentes de comandantes tornam as batalhas mais interessantes – mesmo que isso seja ainda em teoria e o “battle viewer” seja uma ligeira decepção. Galactic Civilizations IV está caminhando ao menos para ser melhor que o seu antecessor. Este que, quanto menos eu escrever sobre, melhor.
A lista de completa de alterações está disponível no fórum da Stardock. Vai ser interessante ver este jogo competir com o já fantástico Distant Worlds 2.