Eu hesito em botar jogos dentro de “caixinhas”, mas toda vez que eu vejo um 4X no espaço adicionar a opção “civilizações personalizadas” eu me pergunto: “É um sistema de fato interessante ou só mais um ponto no desenvolvimento para garantir que você é um 4X no espaço?”. Considerando o que Galactic Civilizations IV está tentando dentro da esfera de estratégia, pode ser que seja um grande diferencial para ele.
Desde o início de seu desenvolvimento, Galactic Civilizations IV tem com objetivo “descentralizar” a ideia de uma civilização com um sistema de líderes e facções internas. Além da Stardock obviamente sentir a pressão de jogos como Stellaris e Crusader Kings, o novo criador de civilizações leva estes aspectos em conta e oferece mais flexibilidade.
Tal como os jogos anteriores, você pode colocar a sua própria civilização na rotação de possíveis civilizações que irão aparecer no começo de uma partida e como a personalidade dela vai evoluir ao longo dela.
Ainda não tive tempo de testar todas as mudanças, mas gosto da direção que Galactic Civilizations IV tomou e espero que continue assim. Agora só falta as pessoas perderem um pouco do preconceito com a Epic Games Store caso queiram jogá-lo durante o período de acesso antecipado. Com o ritmo das atualizações, não espere uma versão “1.0” tão cedo.