Se você estava como eu e achando que “Stellaris” já estava começando a ficar mais uma vez estagnado, a Paradox pelo visto em breve vai dar um jeito nisso. A bola da vez é “Cosmic Storms”, o próximo DLC para o misto de Grand Strategy e 4X. Ele está previsto para sair em 10 de setembro por R$46,99 e faz parte passe de temporada do ano 8.
A desenvolvedora já havia mencionado tempestades cósmicas em um diário de desenvolvimento no final de maio, mas só agora que começou a entrar em mais detalhes sobre como elas vão funcionar no jogo. Em suma, ele é um novo sistema de tempestades mais robusto e com mais decisões do que o presente atualmente no jogo – que praticamente não fazia nada além de interferir no combate.
As novas tempestades agora têm chance de destruir planetas, afetar estruturas, fazer com que as suas naves parem de funcionar. Elas também não vão mais ficar paradas em uma só parte do mapa e sim expandir ou mudar de região à medida em que a partida progride. Como toda mecânica de “Stellaris”, elas podem ser usadas para o mal ou para o bem. Uma dessas opções vai surgir na história de origem “Storm Chaser”, uma raça que pode viajar pelas tempestades e descobrir novas tecnologias.
Falando nelas, o DLC adicionará novos tipos de tecnologias inspiradas nas oito tempestades que vão ser incluídas (elétricas, de partículas, gravidade, magnéticas, radiantes, shroud e Nexus). Três novas Civics já foram confirmadas, novas narrativas dos Precursor – seres que um dia habitaram a galáxia de Stellaris – novas decisões para o conselho galáctico e novos tipos de anomalias.
Além disso, essa é o primeiro DLC que está sendo feito em conjunto com outra desenvolvedora. Ninguém mais, ninguém menos que a Behaviour Interactive Rotterdam. O que a empresa de “Dead by Daylight” tem a ver com isso? Eu não tenho a menor ideia, mas considerando a quantidade de estúdios que ela possui pelo mundo, estou curioso o que vai sair dessa parceria.
No mais, esse é o estilo de DLC que eu espero muito de “Stellaris”, aquele que dá uma baita sacudida em todas as mecânicas do jogo, apresenta novas ameaças e oportunidades. É bem provável que esta seja a maior de 2024, então vou tentar aproveitá-la ao máximo.
Trarei mais detalhes assim que eles estiverem disponíveis. Até lá, fique com o trailer e as primeiras imagens de “Cosmic Storms”.