Um grupo de usuários do fórum DoomWorld divulgaram novas informações sobre Doom, incluindo os monstros que estarão presentes no shooter e um suposto novo sistema de chefões.
Aparentemente Doom incluirá um novo monstro, intitulado Hell Soldier. Algumas referências a ele foram encontradas nas informações sobre a inteligência artificial, enquanto monstros clássicos como o Spider Mastermind retornarão para atormentar o jogador.
Para as armas não há muitas novidades. As clássicas, como a espingarda de cano duplo e a Plasma Gun, estarão presentes. Há menções de uma arma chamada Mancubus Gland, mas sem detalhes adicionais.
A maneira a qual o jogador enfrenta os chefões também pode ter mudado, além de enfrentá-los em momentos específicos, o game pode usar um sistema de geração aleatória. Ou seja, ser pego de surpresa por um chefão enquanto caminha pelos corredores repletos de monstros.
Por falar em chefão, alguns detalhes sobre o Cyberdemon também foram encontrados. Ele aparentemente pode ser ressuscitado, se esquivar, usar mísseis, uma foice gigante e escolher entre tipos de munição. As condições de uso destas habilidades são baseadas na quantidade de dano causada pelo jogador.
Para quem não conhece, Data Mining não é nada mais do que o processo de vasculhar arquivos de jogos — principalmente de versão alpha e beta — por mais informações, sejam elas modelos, áudios ou apenas entradas de código. No caso destas novas informações sobre Doom , os dados são baseados do teste da versão Alpha que ocorreu ano passado.
O tópico no Doomworld inclui dezenas de outros dados, como funcionalidades avançadas do SnapMap — o editor de mapas de Doom — assim como variáveis na velocidade similares as encontradas em Quake 3.
Na última semana a Bethesda divulgou um novo trailer da campanha de Doom, que tem o lançamento previsto para 13 de maio no PlayStation 4, Xbox One e PC: