Depois de algumas semanas de testes internos, eu bater a cabeça em entender como montar uma e como fazê-la funcionar corretamente, finalmente posso dizer com certa tranquilidade que agora o Hu3BR tem uma newsletter! Quer se inscrever? Basta ir na página e preencher os dados!
Eu sei que para muitos isso pode soar como uma surpresa, ou não entendem o motivo do site ter uma newsletter sendo que eu publico a maioria dos artigos e notícias em redes sociais, então aqui vai um rápido perguntas e respostas sobre a decisão e o porquê você devia assinar.
Por que, após 11 anos uma newsletter?
Há dois motivos cruciais: Primeiro, acredito que todo mundo que vive no Brasil sentiu o impacto do fechamento do Twitter / X no Brasil. Eu perdi acesso a uma plataforma e tive que me virar nos 30 para manter contas em outras plataformas como o Bluesky e o Mastodon (ambas as contas estão, e vão continuar ativas).
Um dos meus maiores medos com esse rebuliço todo foi: como manter contato com os meus leitores? E aqueles que ainda estão no Twitter vão migrar para outras plataformas? Aqueles que vão deixar de acessar o Facebook um dia vão continuar acessando o site ou recebendo notícias? Qual a porcentagem de pessoas que ainda assina RSS? Até onde sei, muito pouco.
O segundo, e talvez mais importante, é que eu estou relativamente “cansado” de fazer o arroz com feijão que eu produzo todo dia no site. O ritmo de notícia -> artigo -> matéria -> notícia é exaustivo depois de uns bons anos nisso. E o Newsletter vai servir, em partes, para aliviar um pouco essa fadiga.
O que esperar da newsletter?
Como eu disse acima, o Newsletter vai ser um dos principais meios para eu aliviar esta fadiga. Ou seja, os temas que vão ser cobertos por ele vai envolver jogos, é claro, mas nem sempre todos os jogos vão dar as caras no site. Às vezes eu só quero comentar que eu gastei um final de semana inteiro tentando melhorar a minha pontuação em “Kill Knight” – fantástico, por sinal – e não escrever uma matéria inteira sobre ele.
Ele também vai servir como uma âncora para falar de outros assuntos relacionados a jogos. Pode ser o seu impacto cultural, temas da indústria que não necessariamente tem relação com os textos que são publicados no site e intersecções entre estética visual / arquitetura e jogos. Ah, e é claro, mods, muitos mods. Vocês não tem noção do quanto a comunidade de mods – principalmente para shooters dos anos 90 – existem e eu quero dar mais foco a eles.
Outro ponto que para mim é essencial é transformar a Newsletter em um local onde eu possa recomendar outros artigos que eu encontrei na internet – sejam eles em português ou inglês – ou até mesmo vídeos e fazê-los com que eles alcancem mais pessoas.
Meu objetivo com a newsletter, tal como o site, é, e sempre vai ser, educar e expandir o interesse das pessoas em jogos. Seja do indie que para muitos vai ter um visual “peculiar” ao jogo de estratégia mais denso possível. Eu creio que todos nós crescemos com isso.
Não espere, no entanto, uma linguagem tão rígida quanto a daqui. Se rolar um palavrãozinho, vai rolar, se rolar um “ah que se foda” eu não vou cortar. Eu quero flexionar a minha parte criativa, trazer algo diferente – mesmo que seja um jogo muitíssimo fora da curva para vocês – mas ao menos quebrar essa rotina que vivo há tantos anos.
Qual é a periodicidade da Newsletter?
Inicialmente ele vai ser publicado uma vez a cada 15 dias, preferencialmente na sexta. A razão disto é simples: Ter bastante temas interessantes para comentar e não me sobrecarregar mentalmente ou fisicamente. A última coisa que eu quero é ter mais coisa para fazer.
Você vai utilizar links patrocinados ou algo do tipo?
De forma alguma. Eu não usei desde que comecei o site e não vou fazer agora. Se você quer apoiar o Hu3BR, apoie-o via Ko-Fi ou PIX. Eu irei colocar, porém, um link para ambas as opções de doação. Como sempre, elas não são obrigatórias, mas sempre bem-vindas.