Uma das dificuldades que eu tenho como um redator-editor é acompanhar todos os jogos que eu tenho interesse. Foi só eu piscar os olhos que eu perdi o avanço de Clash: Artifacts of Chaos dos chilenos da ACE Team e descobri que ele vai ser muito mais do que um mero jogo de combate com exploração. Ao menos é que indica o mais novo trailer que revela mudanças drásticas na jogabilidade durante a noite.
Até então se sabia que o jogador controla o protagonista “Pseudo”, e que a sua história gira em torno de seu encontro com um garoto com poderes sobrenaturais e a sua eventual luta pela sobrevivência contra os Gemini, as mestras dos artefatos. Mas nada se sabia que “Pseudo” altera de forma durante a noite tomando um aspecto quase de árvore, e obtém novas habilidades para atravessar áreas antes impossíveis, e novos golpes.
Outro ponto muito interessante do vídeo é a possibilidade de encontrar inimigos mais “difíceis” durante a noite. Ainda não sei se isto é uma mecânica opcional ou se fará parte da pouco conhecida história de Clash: Artifacts of Chaos mas estou bem curioso em descobrir.
A única coisa que continua a me preocupar em Clash: Artifacts of Chaos é o seu combate em si. Apesar de estarmos a 7 dias até o seu lançamento em 9 de março no PC, PlayStation e Xbox, o trailer continua a apresentar um estilo de luta “travado” demais para o meu gosto. É justamente o oposto que a ACE Team explorou em Zeno Clash I e II – que não só foram os jogos que propagaram a empresa para o sucesso com a fluidez das animações e combate, mas também o mundo que ela decidiu retornar para tecer a história de Clash: Artifacts of Chaos.
Posso estar muito bem errado sobre o combate e na hora de jogar pode ser que ele seja extremamente responsivo, só não é muito bem traduzido para trailers. Espero muito que seja o caso, pois a desenvolvedora já apresentou um trabalho incrível com seu último jogo – The Eternal Cylinder – em como construir um jogo fluído e com personagens inusitados. Que o mesmo se repita agora.