Ser fã de jogos de estratégia da Koei Tecmo é como rolar um dado, pode ser que um ano você receba a versão em inglês de um jogo médio a bom, ou demore dois anos para pôr as mãos em um jogo excelente, mas que está com problemas. No caso do recém-lançado no ocidente “Nobunaga’s Ambition: Awakening”, disponível via Steam (R$299,00), Nintendo Switch e PlayStation 4/5, pode ser que seja ambos.
Considerado pelos fãs como um “retorno à forma” após o terrível Taichi, “Nobunaga’s Ambition: Awakening” mistura o conceito de um jogo de estratégia em grande escala com exércitos de diferentes clãs da era Xogunato do Japão convergindo em alianças e rivalidades com batalhas em tempo real.
O grande diferencial da nova versão é a reintrodução da camada tática para as batalhas – que ao invés de “Romance of the Three Kingdoms XIV” – agora possuem um campo de batalha específico como também a adição de cercos mais complexos. Ao invés de “simplesmente” atacar um castelo, o jogador agora precisa controlar vários pontos de captura antes de chegar ao castelo e também efetuar um cerco eficiente com as devidas unidades e mecanismos para destruir muralhas. Ao mesmo tempo, o jogo conta com novas construções que dão buffs ou proteções adicionais para os castelos.
Essas adições são extremamente bem-vindas e necessárias para que “Nobunaga’s Ambition” ao menos se retenha relevante no cenário atual de estratégia. Ele sempre vai ser um jogo de nicho, sendo comparações com a série “Total War” desnecessárias, mas é bom ver que a Koei Tecmo ao menos acertou a mão nos sistemas.
O mesmo não pode ser falado para versão PC, ao menos por ora. Além de bugs, a desenvolvedora por algum motivo bizarro decidiu não incluir as vozes japonesas na versão ocidental tampouco as novas mecânicas do “Power Up-Kit” – algo como uma “expansão” que já está disponível no Japão. É provável que ambas venham no seu devido tempo, mas por enquanto a não ser que você seja um fã ferrenho da franquia ou esteja disposto a gastar R$299,00, é melhor esperar por correções.
Minhas impressões, infelizmente, vão ficar para outra semana.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens de “Nobunaga’s Ambition: Awakening” abaixo: