Não precisou de mais de alguns minutos com a demo do remake de “Riven” — disponível até 17 de junho no Steam Next Fest — para notar que a Cyan, mais uma vez, acertou a mão em cheio quando se trata “reimaginar” os seus clássicos. Os visuais, os sons, a ambientação sem igual, tudo está presente, mas com uma camada extra de polimento e visuais de ponta.
Estão presentes também, é claro, os quebra cabeças que me fizeram quase enlouquecer quando era mais novo e até hoje me pergunto como eu consegui solucioná-los. A maioria deles não vão fazer muito sentido para você a não ser que você saiba onde procurar.
Afinal, a demo dá acesso aos minutos iniciais do jogo, incluindo um ótimo prelúdio para quem não jogou “Myst” – embora eu ainda ache essencial para compreender “Riven” –, e uma parte da primeira “Era” (pense nelas como áreas separadas com quebra cabeças distintos).
A Cyan deixou para trás os atores e o estilo “Full Motion Video” (FMV) e alguns dos personagens na demo não tem a animação mais polida. Como o jogo – e a franquia em si – tem poucas cenas assim, é uma “falha” que eu deixo passar batido em comparação com a quantidade de melhorias que eles fizeram no remake, até mesmo em comparação ao próprio “Myst”.
O remake de “Riven” conta com um sistema de anotações e captura de imagens integrado com o próprio jogo que vai ser uma imensa mão na roda nas partes mais avançadas da versão final. Acabou o sofrimento de ter que desenhar quebra-cabeças em 2 páginas diferentes. Bom, você pode fazer isso se quiser.
Também fico bem aliviado em ver que a Cyan aparentemente não mudou tanto a narrativa nem decidiu usar IA como em “Firmament” – de longe o pior jogo da desenvolvedora. Agora que eu estou curioso mesmo para desvendar os novos quebra-cabeças que vão estar na versão final.
Espere impressões dela assim que possível. Isto é, se eu não acabar preso em um quebra-cabeça.
Veja o trailer mais recente e imagens de “Riven” abaixo: