Eu olho um pouco torto para todo jogo que diz querer “simular” alguma atividade esportiva já que a tradução da prática raramente resulta em uma experiência divertida no PC. “New Heights” – o jogo de montanhismo da Wikkl Works – pode ser uma das raras exceções. Ele entrou em acesso antecipado na última sexta-feira (7) por R$59,99.
O jogo quer simular escaladas por um uso de um sistema que não é tão desconhecido assim, mas igualmente impressionante da forma que funciona. Em suma você controla suas mãos e seus pés com diferentes combinações de botões. As mãos são controladas pelo botão direito e esquerdo do mouse, enquanto os pés são controlados ao apertar shift + botão direito ou esquerdo do mouse. Junto a isso “New Heights” tem todo um sistema de posicionamento do corpo e massa corporal que você precisa ajustar quase que constantemente.
Embora pareça complicado e uma bizarra mistura de “Getting over it With Bennett Foddy”, “New Heights” na realidade funciona muito bem para o que ele propõe. Do pouco que eu joguei da versão de acesso antecipado, os controles são incrivelmente fluídos e, assim que você pega o jeito, escalar se torna um passatempo bastante divertido.
No momento o jogo conta com a região de Ardenas com múltiplas rotas e uma área de treinamento. Se você não quiser fazer as rotas ou participar da tabela de lideranças, o jogo também possui um modo “exploração livre” onde você pode escalar qualquer área da montanha.
A previsão é que “New Heights” fique pouco mais de um ano em acesso antecipado e já divulgou as próximas atualizações, com a primeira grande prevista para a primavera com pulos dinâmicos e temporadas para as tabelas de liderança. Suporte ao Steam Workshop também está nos planos e será primariamente usado para compartilhar rotas criadas pelos jogadores.
Eu espero bastante que “New Heights” faça sucesso. Consigo me ver gastando horas criando rotas e falhando nas rotas criadas por outros jogadores.