Eu pensei em começar este texto de “The Valiant” com uma piada do tipo “como que um jogo sobre as cruzadas vai ter um modo ‘horda’”? Mas depois de ver o trailer em do modo coop, não é que a ideia em si é interessante e me lembra bastante o modo “The Last Stand” de “Dawn of War 2” – o que é um baita elogio vindo da minha parte.
Ao contrário da campanha principal onde você controla um exército, “Last Man Standing” de “The Valiant” te põe no comando de personagens com arquétipos e habilidades distintas. Você pode criar um personagem suporte, um personagem que atua na defensiva e obviamente aquele personagem que é focado no ataque.
O que me chamou bastante a atenção é como o mapa é disposto e a quantidade de habilidades especiais que tanto você quanto o inimigo possuem. Saber quando e como desviar de investidas de cavalaria aparenta ser uma tática essencial, assim como usar itens no momento certo para sobreviver mais uma onda de inimigos.
Além disso, muito como “The Last Stand” de “Dawn of War 2”, o modo tem o seu próprio sistema de progressão com equipamentos de diferentes raridades e itens que permitem a criação de builds únicas.
Para um jogo que já vem com uma campanha que aparenta ser consideravelmente longa, um modo PVP e um foco em batalhas menos “caóticas” e o uso de esquadrões, é conteúdo para dar e vender. A minha única preocupação séria é a desenvolvedora: Kite Games – a mesma de “Sudden Strike 4” que não desceu bem comigo.
Apesar disso, eu estou mais do que disposto a dar uma chance para “The Valiant” já que muita coisa pode mudar cinco anos desde o lançamento de “Sudden Strike 4”. Com sorte, a desenvolvedora amadureceu e iterou melhor nas suas mecânicas principais.
Se bem que… fazer um jogo sobre as cruzadas em pleno 2022 com uma história que tem tudo para ser duramente criticada não é tanto amadurecer, mas vou jogá-lo com a mente aberta.
The Valiant está previsto para sair em 19 de outubro no PC via Steam. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Veja o trailer e mais imagens de “The Valiant” abaixo: