A última grande notícia vinda do mod Resident Evil 4 HD era que o castelo de Salazar estava completo. Agora nos estágios finais do desenvolvimento (incluindo modo mercenários, Separate Ways e a Ilha), a equipe aproveitou para revelar a inclusão de iluminação dinâmica tanto nos inimigos como em parte do cenário.
Para aqueles em dúvida, Resident Evil tinha sim iluminação dinâmica em certos elementos – como tochas – todavia as mesmas não criavam sombras / penumbras ou estavam completamente ausentes, que é o caso das armas. No mod todas elas vão atuar como “emissores de luz”. O vídeo abaixo demonstra melhor como o sistema funciona. As regiões do vilarejo e do castelo já foram remasterizadas para essa nova forma de iluminação.
Além disso a equipe também trabalha em corrigir áreas onde as fontes de iluminação estavam erradas, como mostra as imagens comparativas (clique para ampliá-las). Ainda não há data para a próxima versão do mod sair, mas ao que tudo indica, não está longe. Caso queira testar o mod, recomendo dar uma olhada nas versões anteriores (que incluem o vilarejo e o castelo), acesse o site oficial.