Quem acompanha de perto a indústria sabe que os últimos anos foram terríveis para equipes indies. Fechamentos, equipes sendo reduzidas. A Might and Delight foi uma delas, que teve até projetos colocados em pausa – como “Book of Travels”. Pelo visto 2025 está sendo mais gentil com a desenvolvedora, que anunciou nesta terça-feira (8) “Twinkleby”, um jogo que mistura decoração e exploração em ilhas flutuantes.
Em uma guinada de estilo, e até mesmo formato, “Twinkleby” tem como principal premissa a construção de pequenas casas ou vilarejos para um grupo de viajantes que mapeia peculiares ilhas voadoras.
O jogo segue um loop de gameplay similar ao de títulos como “Gourdlets”. Cada habitante tem uma identidade própria, maior ou menor afinidade com estilos diferentes de decoração e cabe ao jogador descobrir como agradá-los. Se você encontrar a combinação correta, os viajantes se tornam residentes fixos e começam a criar relações de amizade com outros moradores.
A desenvolvedora já trabalhou em sistemas de relações em jogos como “Shelter” e “Meadow”, e estou curioso em ver como isso vai se traduzir para “Twinkleby” que tem o foco principal em decoração, e não sobrevivência.
Seja como for o resultado final, estou feliz que a Might And Delight retornou ao palco, mesmo que com um game menor. Espero que isso pavimente o futuro da desenvolvedora para que ela retorne para projetos maiores e mais ambiciosos.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens de “Twinkleby” abaixo. Ele está previsto para sair ainda este ano via Steam.