Microsoft Flight Simulator

Com um beta fechado prestes a começar, a Microsoft anunciou em nota que o Microsoft Flight Simulator sairá em 18 de agosto, e entrou em pré-venda com três versões – Standard, Deluxe e Premium Deluxe. A versão Standard está inclusa no Xbox Gamepass.

A principal diferença entre elas está na quantidade de aviões e aeroportos de alta qualidade disponíveis. A versão Standard (R$199,95) tem 30 aeroportos e 20 aviões, enquanto a Deluxe (R$279,95) vem com 25 aviões e 35 aeroportos e por fim a chega Premium Deluxe (R$339,95) com 30 aeroportos e 40 aviões. Vale apontar que o jogo ainda permitirá que você pouse em praticamente todos os aeroportos do mundo, mas os que estão listados ganharão uma atenção especial em sua recriação.

Há duas maneiras de ver esses preços: que esse pode ser um dos jogos de PC mais caros que eu vou  comprar ou um dos simuladores mais baratos que já vi. Tudo vai depender da qualidade dos aviões da versão Premium Deluxe, que inclui até o 787-10 – até então um dos aviões que não tem uma boa representação em simuladores como Prepar3d ou X-Plane 11.

Simuladores, por mais que muitas pessoas queiram discordar, são um mercado de nicho. O custo de entrada já é altíssimo se você busca qualidade. Para comparação, a versão para estudantes do Prepar3d V5 e um Boeing 737 não sai por menos de US$159. Isso não inclui aeroportos de alta qualidade tampouco o novo sistema de streaming de terreno do Flight Simulator ou extras como add-ons de clima e câmeras especiais.

Não tenho dúvidas que, quando as empresas terceirizadas como a PMDG (produtora de Boeings para simuladores) os preços fiquem ainda mais absurdos no Flight Simulator, mas se os modelos – tanto em aspecto visual quanto física – oferecidos pelo jogo base forem competentes, já é um grande corte no preço de entrada para esse gênero. Isso sem levar em conta que a versão Standard, que traz o Airbus A320 Neo, é a versão do Gamepass; a meu ver já é mais do que o suficiente para iniciantes.

Infelizmente ainda há muita coisa no ar já que a maioria das impressões da versão alpha do Microsoft Flight Simulator foram focadas em monomotores e bimotores. Por ora vai ser uma questão de “esperar para ver” até agosto.

Veja abaixo a lista de aeroportos e aviões disponíveis de cada versão:

Aeroportos

Aviões

Microsoft Flight Simulator entra em pré-venda e chega em agosto

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.