Com o vai e vem da indústria, empresas fechando a torto e a direito, uma hora ou outra os direitos de publicação de um jogo acabam sumindo ou se enfiando em um emaranhado de burocracia. Um exemplo clássico é a franquia “No One Lives Forever”, que até hoje não foi relançada por causa disso. Todavia, nem tudo é tristeza. A MicroProse anunciou na última semana que readquiriu os direitos de publicação da franquia de simuladores “Falcon”. Isto inclui “Falcon”, “Falcon AT”, “Falcon Gold” e “Falcon 4.0”.
Para muitos, “Falcon 4.0” ainda é um dos melhores simuladores de combate com uma campanha dinâmica e uma curva de aprendizado altíssima. Isso só melhorou na última década graças a equipe BMS que, após o vazamento do código fonte, continuou a melhorar o jogo ao ponto da versão inicial de “Falcon 4.0” ser irreconhecível da versão “BMS” do game.
Para quem está preocupado que a MicroProse vai fechar o projeto, aqui vão boas notícias: Ela já confirmou que continuará não só a deixar o projeto seguir seu curso, como irá apoiá-lo no futuro. Além disso, há a possibilidade, mesmo que vaga, de um novo Falcon vindo por aí.
Agora, qual desenvolvedora que, em pleno 2023, seria capaz de construir um jogo com a complexidade de “Falcon 4.0” atualmente é uma gigantesca incógnita. Considerando os últimos jogos lançados pela MicroProse como “Second Front”, eu duvido muito que ela vá “simplificar o jogo”.
Pessoalmente eu estou muitíssimo feliz com a notícia. Eu adoro “BMS” e ainda está no topo da minha lista de simuladores ao lado de “IL-2 Sturmovik 1946”. Sei que não há muito entusiastas de simuladores de combate no Brasil, mas se você tem o menor interesse e a paciência de aprender os sistemas do game, será recompensado com batalhas fantásticas e campanhas de tirar o fôlego.
Veja o trailer mais recente de BMS. A franquia está disponível tanto via Steam quanto GOG.