Há dias em que eu leio “pós-apocalíptico” e já reviro os meus olhos. Sei o que esperar: Mundos dilapidados ou sem vida, alguma história sem sal sobre restaurar vida ou tentar sobreviver neste ambiente. O recém-anunciado “Melobot – A Last Song” não é tão diferente assim, mas ao menos tenta algo novo: fazer música ser o ponto central da história.
Você toma controle do robô que dá nome ao jogo e é enviado para um planeta com o objetivo de salvar a sua fauna e flora. Suas armas são vários instrumentos musicais que ressoam com diferentes tipos de plantas. A mecânica em si é simples, mas bastante cativante. Cada planta vai emitir uma melodia e você precisa tocá-la no mesmo ritmo ou adicionar notas extras para “compartilhar” ou fazer com que ela entenda o seu propósito.
Embora eu não espere muito desafio de “Melobot – A Last Song”, o trailer mostra que algumas plantas têm notas bem mais complexas e as áreas ficam progressivamente mais difíceis de navegar. Seja por conta das plantas, mas também dos inimigos robôs que surgem para impedi-lo de salvar o planeta.
O combate em si, infelizmente, não usa muito do sistema de melodias. Creio que ficaria muito difícil equilibrar ambos para um jogo que tenta ser o mais abrangente possível. Isso não impede, no entanto, que diferentes instrumentos sejam mais potentes contra certos tipos de inimigos – e é justamente isso que a desenvolvedora aposta para aumentar a variedade do sistema de combate.
Curioso como sou, pretendo dar uma chance para “Melobot – A Last Song” assim que ele for lançado em 12 de setembro no PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X. Fiquem atentos a esse espaço para uma crítica.
Até lá, fiquem com o trailer e mais imagens do game abaixo: