Um dos principais destaques de Civilization VI: Rise and Fall para mim tem sido a variedade de nações escolhidas para compô-la. Dos Países Baixos, Coréia e Escócia, a América do Sul será representada mais uma vez, agora pelo povo indígena dos Mapuche, originados no Chile. A expansão estará disponível em 8 de fevereiro por R$69,99.
Liderados por Lautaro, um dos líderes que comandou o povo em uma batalha contra a colonização espanhola, os Mapuche são a resposta para contrabalancear civilizações que estiverem em uma Golden Age.
Tal como a Escócia, os Mapuche são melhor utilizados durante mid game (era da renascença), com a unidade Malon raider, uma cavalaria que recebe bônus de ataque quando próximo à território aliado, e a estrutura Chemamull – uma estátua que oferece bônus de cultura e posteriormente turismo.
Já a habilidade de Lutaro é Swift Hawk, que causa a redução a lealdade de uma cidade do oponente (uma das novas funcionalidades de Rise and Fall) quando uma das suas unidades é eliminada nas redondezas.
Por fim, e provavelmente o mais interessante, fica para o Toqui – habilidade geral da civilização. Assim que o jogador entrar em combate com oponentes que estão uma Golden Age, todas as suas unidades recebem bônus de ataque e unidades treinadas em cidades com governadores terão uma maior pontuação de experiência inicial. O trailer dos Mapuche apresenta mais informações sobre como eles se comportam em relação as outras civilizações.