Manifold Garden

Após sete longos (e eu imagino que árduos) anos, William Chyr anunciou que seu puzzle game, Manifold Garden, estará disponível nessa sexta-feira (18) via Apple Arcade e Epic Games Store (R$37,99).

O conceito inicial de Manifold Garden era misturar puzzle com exploração. Você navega por um labirinto infinito e manipula a gravidade para mudar a perspectiva, resolver quebra-cabeças e fazer com que ele retorne à vida.

Agora que eu finalmente pude me sentar para jogar algumas horas graças a uma chave de acesso enviada pela desenvolvedora, o conceito foi bem expandido. A manipulação da gravidade ocorre quando você muda de parede – sim, você escala paredes em Manifold Garden. Cada parede corresponde a uma cor e essa cor pode estar ou não relacionada a um objeto que está na sala.

Por exemplo, um dos primeiros quebra-cabeças que eu tive que resolver era mover um cubo azul para o local que faria ele ativar uma porta. Entretanto, ele estava em uma parede verde, o que torna impossível interagir com ele. A solução (desculpe o spoiler) foi usar o cubo verde como uma escada para poder jogar o azul o mais próximo possível do local e assim abrir a porta.

Outro ponto impressionante de Manifold Garden é o uso do seu escopo para expandir o conceito dos quebra-cabeças. Em dado momento eu tinha que alcançar uma plataforma para usar um dos cubos que possuía em mãos e ativar uma nova passagem. Entretanto, o jogo não tem um botão de pulo. Eu tive que me jogar da plataforma – o que bota em jogo o conceito de “labirinto infinito” e esperar que a plataforma que eu desejava alcançar reaparecesse – coisa de 30s, mas que traz um ar de “diferente” nele.

Fora isso, Manifold Garden ainda me lembra – e muito – Antichamber, um dos meus jogos de quebra-cabeça favoritos e um que mantenho como exemplo do que esse gênero pode alcançar. Chyr menciona que a duração média do game é de cinco a oito horas, fico bastante curioso em ver até onde ele vai “esticar” os dois conceitos-base para criar situações desafiadoras.

Além disso, o jogo é belíssimo. Muito mais do que eu imaginava. Abaixo estão algumas imagens que capturei. E o melhor de tudo, roda lisinho.

Manifold Garden sai nesta sexta na Epic Games Store e Apple Arcade

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.