Pois é caros leitores, nem nas últimas semanas do ano os jogos de estratégia ou com elementos táticos param de ser anunciados para o ano que vem. O que está nos meus planos de cobertura após jogar a demo que está disponível no Steam é “Mahokenshi” da Game Source Studio e que está previsto para 24 de janeiro.
A premissa em si é bem simples: seja um mago samurai, explore as ilhas celestiais, faça amizades, desfrute de eventos e tente sobreviver até o caminho final. O que me pega de surpresa é como a Game Source Studio faz “Mahokenshi” ser não só um jogo de estratégia em turnos próximo do “tradicional” apesar do uso de cartas, mas também com um excelente sistema de movimentação e custo de terreno.
Boa parte dos jogos que tentam incluir cartas como uma das suas mecânicas primária tendem a acabar em um de dois campos: Eles dependem demais das cartas para avançar e por isso simplificam o resto, ou as cartas não trazem grandes efeitos para a partida.
“Mahokenshi” equilibra isso, ao menos pelo que dá a entender da versão demo, fazendo que as lutas sejam no mesmo mapa de exploração e tornando o posicionamento ou até o uso de “chokepoints” uma tática necessária. Saber que você precisará recuar e que o terreno atrás de você custa dois ou mais pontos de energia para se movimentar pode ser a diferença entre gastar cartas ou tomar dano à toa. A IA me pareceu bastante competente no que diz respeito a saber quando e como avançar.
Minha preocupação em relação a versão final são as Ilhas Celestiais em si. Ao que dá a entender, todos os personagens de “Mahokenshi” começam no mesmo ponto inicial, o que não me motiva muito para fazer múltiplas partidas. É raro um jogo ser carregado só por eventos, mas nada é impossível em 2022/2023. Vamos ver como ele se sai ano que vem.
Por ora, fique com o mais recente trailer e imagens.