Hoje em dia eu evito mais do que tudo usar o termo “cozy” para definir qualquer tipo de jogo. Muito atrelado a jogos de fazenda ou com cores pastel, o subgênero se expandiu tanto nos últimos meses – e até mesmo no último ano – que o chamar apenas disso não faz justiça. É o caso de “Trash Goblin” que entrou recentemente em acesso antecipado via Steam por R$46,99.
Misturando leve elementos de quebra-cabeça e narrativa, você é um carismático goblin que administra uma loja de bugigangas. O loop do jogo envolve conversar com clientes, comprar itens deles, limpá-los ou às vezes reconstruí-los em objetos novos.
Do que eu pude jogar da demo, ainda disponível na plataforma da Valve, “Trash Goblin” é bem aquele tipo de jogo onde você recosta na cadeira e aproveita os momentos para brincar de criar novos objetos a partir de peças antigas sem necessariamente se preocupar com o que pode estar por vir.
A versão de acesso antecipado do game conta com 50 objetos e mais de 100 combinações, 8 ferramentas para poli-los, 15 NPCs com histórias distintas e mais de 15 quests únicas. O número só vai aumentar à medida em que a equipe da Split Milk Studios expandir o escopo.
Ainda não sei se vou cobrir “Trash Goblin” a fundo, mas ao menos já digo que ele está no meu radar e eu estou interessado em ver como ele vai evoluir até o seu lançamento em 2025.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: