Após pouco mais de 2 anos em acesso antecipado, a Eugen Systems anunciou nesta semana que “WARNO”, o sucessor espiritual da franquia “Steel Division”, mas agora ambientado durante a Guerra Fria, vai ser oficialmente lançado em 23 de maio. Ele ainda está à venda por R$199,49.
Muito como os outros jogos da desenvolvedora, “complexidade” é a principal ênfase de “WARNO”. O jogo conta com um número imenso de unidades – de tropas a veículos – incluindo variantes e você deve construir “decks” para batalhar tanto em partidas online ou offline. Isso significa combinar esforços aéreos e terrestres para avançar, tomar pontos de controle no mapa e estabelecer uma linha defensiva.
Quem jogou “Wargame”, também da desenvolvedora, vai reconhecer muitos dos sistemas que estão presentes em “WARNO”. Ele é bastante diferente de “Steel Division” dado as distâncias maiores que tanques e aviões do período da Guerra Fria.
Para quem se assustou com o conceito de controlar múltiplas forças, o jogo utiliza um novo sistema de “comandos inteligentes” onde a IA vai seguir uma ordem específica, como “avançar e tomar local X”. Ele apareceu pela primeira vez em “Steel Division 2” e foi bastante refinado no jogo – ao menos do que eu pude ver.
Agora, o que me deixa de fato empolgado são as campanhas “Army General”. Elas são campanhas em um mapa dinâmico no estilo “Total War” onde cada facção (OTAN / União Soviética) move as suas tropas e você tem a opção de comandar as batalhas ou completá-las “automaticamente”.
O motivo da minha empolgação são as melhorias trazidas de “Steel Division 2” para “WARNO”. A Eugen refez todo o conceito do Army General para uma estrutura mais narrativa sobre uma Guerra Fria onde as tropas de fato se enfrentaram em um confronto direto e, dos poucos exemplos que estão presentes no momento na versão de acesso antecipado, muito melhor do que as tentativas anteriores da desenvolvedora.
A versão 1.0 vai incluir 4 campanhas no total, com a possibilidade de outras virem em formas de DLC ou pacotes gratuitos. Outros destaques da versão 1.0 incluem melhorias na IA, unidades e uma repaginação dos mapas mais antigos do jogo que apareceram na versão inicial de acesso antecipado em janeiro de 2022.
Não preciso dizer que irei cobrir “WARNO” assim que ele estiver disponível, certo?
O trailer de gameplay, abaixo, dá uma excelente noção do que esperar do estilo de batalha de “WARNO”.