Eu tenho tempo para mais um metroidvania na minha vida? Acredito que não, mas “Ultros” – desenvolvido pela Hadoque e disponível a partir desta terça-feira (13) no PlayStation 4/5 e PC a partir de R$73,99, está me fazendo repensar meu calendário. O motivo? Sua estética e premissa.
Você começa o jogo logo após sua nave ter se colidido com o “Sarcófago”, local onde a entidade “Ultros” reside. A partir daí você entra em um ciclo de loop temporais, conhece habitantes e entende melhor qual o seu papel e o de Ultros no universo.
Antes que você leia a sentença acima e pense: “Pera, então é um roguelite”? Não, ele não é. Como todo bom metroidvania, você vai revisitar áreas, mas mais importante, vai revisitar momentos cruciais da história e ver como diferentes ações afetam o desenrolar da mesma.
Eu estou bem curioso para testar essa mecânica de revisitar histórias. A Hadoque menciona tratar de temas como saúde mental e ciclos cármicos, e preciso entender mais a fundo como a desenvolvedora uniu esses elementos com o universo do jogo, seus inimigos e a jornada do protagonista.
Na pior das hipóteses, “Ultros” pode acabar sendo apenas um jogo com belos visuais e nada mais. Ainda assim, já estaria um patamar acima de muitos metroidvanias que vi nos anos anteriores.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens abaixo: