Como é que eu chamo jogos que são quase que diretamente inspirados por “Kingdoms”? “Kingdom-likes”? Ao longo dos anos eu vi muitos desses jogos surgirem, mas um dos poucos que de fato me chamou a atenção foi “Sons of Valhalla” – que teve seu lançamento confirmado para 5 de abril no PC. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
O título da Pixel Chest pode ter algumas similaridades com jogo desenvolvido pela noio em 2015. Você prepara as suas defesas para ataques inevitáveis de outras tribos. Você precisa administrar o seu dinheiro e saber quando e como investir, e a sua estética sem dúvidas teve influência tanto dele quanto dos subsequentes títulos da franquia.
Todavia, “Sons of Valhalla” se diferencia em um pequeno – mas importantíssimo – detalhe: Ele te dá um controle direto das tropas. O jogo te “empurra” mais do que Kingdom a se aventurar além das muralhas da sua fortaleza. Você precisa, e deve, fazer incursões no território inimigo para destruir as defesas dele.
Enquanto “Kingdoms” tornava um participante quase “passivo”, “Sons of Valhalla” o torna um participante ativo. Decisões precisam ser tomadas em segundos. Só da demo, que dá um delicioso gostinho do que esperar da versão final eu me vi em vários impasses “será que devo continuar a atacar com meus soldados ou recuar para recuperar a vida deles?”.
As diferenças não param por aí. O seu próprio personagem pode atacar, se defender e utilizar itens especiais que garantem habilidades passivas e ativas ao longo de uma partida. Morra e você terá que recomeçar o dia ou a missão do zero.
“Missão, Lucas?”. Isso mesmo caro leitor, “Sons of Valhalla” terá tanto um modo campanha como um modo horda. A versão demo só oferece algumas missões do modo campanha, mas dá para ter um excelente gostinho do que esperar da versão final.
Como alguém que jogou dezenas de variantes de “Kingdom”, é muito bom ver a fórmula começar a evoluir.
Já estou ansioso para 5 de abril.
Veja o trailer e mais imagens de “Sons of Valhalla” abaixo: