Em 1994, Master of Magic, um game de estratégia por turnos marcaria o cenário de games para PC dado a sua complexidade e a ambientação medieval / fantasiosa. Seu lançamento influenciaria games como Age of Wonders, Fallen Enchantress, dentre outros. Worlds of Magic visa trazer todos os elementos que fizeram Master of Magic famoso e colocar em um pacote atualizado, algo como um sucessor espiritual.
Ele se encaixa no subgênero 4X, Explore, Expand, Exploit e Exterminate. Imagine como Civilization, mas que ao invés controlar uma nação, você é um poderoso mago líder de uma facção.
A versão beta que testamos, disponível no Steam Early Access, conta com algumas das facções e mundos disponíveis. Tudo nos lembrou muito de Master of Magic, quase que uma cópia idêntica, se levarmos em conta o que a Wastelands Interactive almeja, estão no caminho certo.
O que outros jogos tem de gráficos, Worlds of Magic tem de personalização de personagem. Dentro das sete facções disponíveis, você pode escolher um dos variados líderes e dentro dele escolher quais habilidades (magias) serão usadas ao longo da campanha. Até o momento existem mais de 300 magias disponíveis e o número só crescerá ao longo do desenvolvimento.
Explorar os cenários, buscar equipamentos melhores e lutar contra monstros é um dos pilares principais de Worlds of Magic, se não fazer isso não irá sobreviver muito tempo. A interface de combate é competente, mas um pouco confusa. Parece que não aproveitaram as ideias de games como Fallen Enchantress, que conta com um estilo de combate bem similar, porém mais fácil de entender.
O gerenciamento de sua cidade também lembra bastante Master of Magic. Na esquerda da tela você tem uma informação visual de sua cidade com quais edifícios estão construídos nela enquanto o menu de construção, dados de população e muito mais estão dispostos na direita. As taxas que são aplicadas as cidades não se baseiam em apenas uma, mas sim no império inteiro. Ou seja, quanto mais aumenta-la, mais descontente a população de todas as cidades ficará.
Mesmo durante os mais de 300 turnos que gastei com várias partidas, batalhas e conquistas, Worlds of Magic parece mais e mais próximo de Master of Magic do que eu gostaria. Acho ótimo um jogo homenagear seu “antecessor”, mas não tão próximo assim.
Ainda retém aquela vontade de jogar mais um turno? Com certeza, isso nunca vai mudar. As nações são diferentes o suficiente para garantir que ele tenha um lugar no coração dos fãs de estratégia 4X.
Na versão beta, os gráficos estão competentes, porém falta um pouco de polimento. Não sei se pelas texturas usadas que deixam a desejar ou pela própria estética do jogo. Tanto quanto os personagens como o cenário parecem um pouco poluído. Não se sabe se a desenvolvedora irá trabalhar nesse aspecto mais a fundo.
Um exemplo disso são os efeitos das magias, enquanto jogos mais recentes, como Endless Legend oferecem detalhes mais bem produzidos, os efeitos são bem simples e até um pouco decepdionantes. Quando se constrói uma edificação, você tem apenas uma animação simples que até da tristeza.
É difícil de apontar para Worlds of Magic e falar que ele merece seu dinheiro se levarmos em conta isso. Ainda mais com outros games por aí com um preço similar ou mais baixo e com uma estética melhor.
Quanto aos bugs, obviamente eles existem, ainda mais em uma versão em desenvolvimento. Não foram poucas as vezes que o jogo parou de responder, ou alguma unidade não obedecia um comando e chegou a um ponto onde não vimos o mapa mais. Desde então a desenvolvedora vem lançando atualizações constantes para resolver esses e outros problema.
Steam Early Access é algo complexo, você dá dinheiro uma coisa que não tem a certeza de que vai ou não sair do papel. Pode estar bem inacabado em certos aspectos? Sim. Se você sente saudades de Master of Magic e quer reviver um pouco da história com gráficos melhores e tem paciência para lidar com os bugs, Worlds of Magic é para você.