Os últimos dois anos acabaram com a minha percepção do que é um jogo de hordas ou apenas mais um “vampire-survivors”-like. Quando eu vi “IDUN: Frontline Survival” na lista de próximos lançamentos do Steam, rapidamente o descartei pensando “Ah, ótimo, mais um jogo nesse subgênero que eu estou cansado”. Passou alguns dias e decidi ao menos tentar o prólogo, e como eu estava errado. O jogo, previsto para sair em 20 de janeiro, pode vir a ser uma pérola dos jogos de horda e estratégia.
Em produção pela IDUN Interactive, ele mistura elementos de sobrevivência, construção de bases, posicionamento de torres – mas sem cair no estilo “Tower Defense” –, e gerenciamento de tropas. Parece uma salada de termos e estereótipos, mas surpreendentemente, funciona.
O que “IDUN: Frontline Survival” tem como principal atrativo é mudanças na altura do terreno, algo que muitos jogos de horda não necessariamente levam em conta. Isso significa que suas tropas nem sempre vão conseguir mirar no inimigo, e ataques surpresa são quase inevitáveis.
Ele me lembrou uma versão um pouco mais simplificada de “Starship Troopers: Terran Command”, um jogaço que muitas pessoas deixaram passar. Pessoalmente eu estou parcialmente mais favorável ao título da IDUN Interactive pelas malditas tabelas de liderança e o modo endless, que já tenho uma noção de que vou gastar umas boas horas criando builds e mais builds.
Para quem está interessado, eu recomendo — e muito — dar uma olhada no prólogo, também disponível via Steam. Ele dá uma ótima noção do principal loop de gameplay e do sistema de campo de visão que eu citei acima. Aliás, fiquei até impressionado no quão otimizado ele está levando em conta a quantidade absurda de inimigos na tela.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: