Está sentindo esse cheirinho? Isso mesmo, é cheiro de 4X novo na área. Para quem estava aguardando, Humankind, o 4X da Amplitude Studios finalmente está disponível tanto via Steam, Epic Games Store (R$168,00) e Xbox GamePass para PC.
Se você não acompanhou a minha cobertura do jogo nos últimos meses, para não dizer ano, Humankind pode ser o primeiro 4X a bater de frente com Civilization em termos de inovação – ao menos é o que a Amplitude indica. Ao invés de você ter civilizações fixas, você tem culturas que você escolhe no início de cada era.
Eu ainda não tive tempo de sentar e jogar a minha cópia, portanto a minha crítica ainda deve demorar um pouco para sair. A maioria dos outros sites de crítica o colocam como uma ótima adição para o universo 4X, enquanto outros apontam que algumas eras são “rápidas demais” e o sistema de batalha poderia ser melhor.
Se for de fato o caso, não estou surpreso. Mesmo no beta as eras iniciais passaram rápidas demais. Já o sistema de batalha, bem, a Amplitude nunca foi conhecida pela sua proficiência em sistemas de combate mas sim na narrativa. Se esses forem “apenas” os problemas sérios, certamente serão resolvidos com futuras atualizações e / ou mods.
Vale apontar que o suporte para mods de Humankind funcionará por meio do Mod.io para maior compatibilidade com todas as plataformas que o jogo está disponível. Por falar nisso, ele já está ativo e já tem um mod disponível, o mapa Huge Earth.
Um jogo desse porte já ser lançado com ferramentas para mods é uma grande vitória para a comunidade. Entretanto, espero que ele tenha uma maior adesão do que Endless Space 2 / Endless Legend, cujos mods eram um pouco raros. Infelizmente também não tive tempo de me aprofundar na documentação e ver quais são os elementos que podem ser modificados. Mais uma vez, espere mais detalhes assim que eu puder sentar para jogar.
Por ora, fique com o trailer de lançamento: