A Daybreak Games anunciou em nota oficial que a partir de 17 de fevereiro o game de sobrevivência H1Z1 será dividido em dois games separados: H1Z1: Just Survive e H1Z1: King of the Kill. Cada um deles será vendido por US$ 19,99. Donos da versão original ou quem comprar até 16 de fevereiro receberão o segundo de graça. A desenvolvedora também revelou planos de lançá-los tanto para PlayStation 4 como para Xbox One.
H1Z1: Just Survive será a versão “clássica” do jogo, com um mundo aberto, focado em sobrevivência, exploração, criação de itens e construções de bases. Já H1Z1: King of The Hill será voltado para modos competitivos, como Battle Royale e outros modos de Deathmatch.
A Daybreak Games acredita que com a divisão — e agora com duas equipes de desenvolvimento separadas — eles poderão dar o suporte necessário para que os games façam sucesso. Todos os itens do jogador, como caixas e chaves, serão duplicados para o inventário em ambos os jogos. Já tickets de airdrops serão usáveis apenas em H1Z1: Just Survive, enquanto tickets de eventos serão utilizáveis em H1Z1: King of The Hill. Por fim, itens que foram colocados à venda no mercado do Steam serão retornados ao inventário do usuário.
Para quem acompanha o desenvolvimento de H1Z1, a mudança pode não parecer tão assustadora. Nos últimos meses muitos jogadores têm reclamado do constante foco da Daybreak em aprimorar o modo competitivo, inclusive o Battle Royale, enquanto o aspecto de survival foi deixado de lado. As reviews do Steam, que no lançamento eram muito positivas, decaíram consideravelmente nos últimos meses e estão em mais de 19 mil reviews negativas.
Não é à toa, afinal, o Battle Royale foi um dos modos que mais fez sucesso com “streamers” e o que alavancou as vendas de H1Z1. Agora resta esperar e torcer que com essa divisão os aspectos prometidos antes mesmo de chegar no acesso antecipado do Steam finalmente se concretizem.