Na semana passada começamos uma série de guias que cobrem o papel de um suporte no dota no nível básico e intermediário, todos baseados nos textos do Sando, que posta no Dotafire. Segue agora a terceira parte de nosso guia de Support no Dota 2
O foco dessa terceira parte do guia de support no dota 2 é sobre os itens mais interessantes que um suporte pode fazer durante a partida, inclusive wards! Se você está lendo isso antes de saber da existência das partes um e dois, está pegando o bonde andando. Recomendamos começar do básico e dar uma olhada nos links abaixo antes de prosseguir.
Guia de Support no Dota 2 – O básico
Guia de Support no Dota 2 – Atitude
ATUALIZADO: Agosto de 2015
Nosso amado Dota tem uma variedade de itens de utilidade que se encaixam em diferentes heróis e situações, onde os mais comuns serão comentados abaixo. É importante deixar claro ao time quem vai comprar o quê, pois existem itens cujo efeito não se soma caso o time tenha mais de um; isso significa que você quer evitar duplicatas.
Um suporte normalmente não tem uma quantidade excepcional de dinheiro pra comprar o que quiser, ele deve então priorizar os itens mais importantes para se comprar em seguida. Você também precisa considerar se vai comprar itens para si mesmo ou para o time.
O ponto mais importante desse texto enorme é o seguinte: A regra número um é se certificar que seu time tenha Wards e itens que detectam invisibilidade quando for necessário. Se a situação tá tão precária que você não tem 150 gold, não há nada de errado em pedir uma força para o resto da equipe.
Courier:
Eu poderia perguntar qual que é o item de time mais importante do jogo, mas seria uma questão muito infeliz já que ela estaria logo abaixo da resposta. É indispensável que exista um cachorro ou uma ave ou um robô ou um mini Roshan à disposição de todos antes mesmo da primeira onda de creeps aparecer. Como suporte, dedique 150 moedas da sua verba inicial para cobrir essa lacuna.
Observer Ward:
Uma habilidade crucial para todos os suportes é a capacidade de wardar. Um bom posicionamento delas dá ao seu time o conhecimento vital da movimentação inimiga, permitindo que você desvie de um gank ou inflija ele você mesmo. É impossível estimar o valor de uma ward, mas decerto é bem mais que 75 gold para cada.
Sua função é garantir que exista pelo menos uma (de preferência duas) wards durante a partida inteira. Às vezes isso pode ser demais para o modesto bolso de um support, peça ajuda se esse for o caso.
Durante a maior parte do jogo, as posições mais vitais são as áreas onde as runas nascem. Movimentações hostis longe das lanes também ocorrem nessas posições.
Para especializar o leitor no assunto, nós do Hu3br temos abundância de material acerca disso. Confira o vídeo feito pelo colaborador Lohrann que indica uma série de posições inteligentes para suas wards e explica algumas mecânicas importantes com relação aos creeps neutros da jungle.
Como complemento, veja também o mapa interativo que mostra as wards mais comuns do jogo. As funções da ferramenta podem ser configuradas no canto superior direito do mapa, clicando no ícone que parece com uma série de planos sobrepostos.
Removendo Wards Inimigas:
Dar visão extra ao seu time é de suma importância. Revogá-la do inimigo é igualmente útil. As Observer Wards são invisíveis, mas podem ser avistadas com Sentry Wards ou uma Gema. Dust não funciona, já cometi essa besteira; não repita o meu erro de desperdiçar 90 gold na esperança de achar as wards inimigas.
Arrumar dinheiro suficiente para comprar wards de todas as cores pode ser bem difícil como um suporte, mas nunca subestime o valor que deixar o inimigo no escuro tem, principalmente se seu time é focado em ganks.
Dust of Appearance / Sentry Wards:
Como disse mais acima, é seu trabalho garantir que a sua equipe tenha esses itens quando precisar. Na maioria dos casos, isso acontece quando o outro time time tem heróis invisíveis como o Riki ou o Bounty Hunter, mas isso também se aplica quando os heróis adversários estão portando Shadow Blades.
Dust é mais útil para ganks e teamfights, já que o efeito fica nos heróis por um período de tempo, mesmo que eles se retirem do combate. Uma coisa que poucos sabem é que o Dust também reduz a velocidade dos heróis inimigos.
Sentries são melhor usadas defensivamente, mas também podem ser viabilizadas em ganks uma vez que o inimigo não sabe que você as colocou, ao contrário do dust, que é bem óbvio.
Smoke of Deceit:
A Smoke não é muito vista nas partidas que jogamos todo dia, sendo melhor utilizadas em jogos de alto nível, o que não significa que é inútil para você; muito pelo contrário. Ela permite que você e seus heróis aliados fiquem invisíveis e se movimentem mais rápido por um período de tempo. Ela será imediatamente removida caso você se aproxime demais de um herói ou torre inimiga.
Esse item é muito útil para ganks, tentativas de matar o Roshan ou manobras discretas para Teamfights.
Mekansm:
O Mekansm é um dos itens de suporte mais conhecidos e versáteis. Ele cura 250 pontos de vida de todos os aliados em uma área e aumenta o armor temporariamente daqueles que estiverem dentro da área de efeito.
Apesar dele perder a potência conforme o jogo passa (uma vez que 250hp vai se tornando uma parcela cada vez menor da vida dos heróis), ainda assim é um excelente valor pelo dinheiro e concede um conjunto de atributos bastante útil ao carry.
Por apenas 2300 gold e composto de múltiplas partes, é um objetivo bastante alcançável até para quem está comprando wards.
Pipe of Insight:
A Pipe é outro item extremamente útil, só que ele é mais especializado que o descrito acima. Uma vez ativo, a Pipe coloca um escudo em todos os amigos que estão por perto. Esse escudo bloqueia até 400 de dano mágico durante 10 segundos. Extremamente efetivo contra magias de área de efeito.
Para botar em perspectiva, o Tidehunter é capaz de lesar 450 pontos da sua vida apenas quando seu ulti estiver no nível três. Com uma pipe ativada, seu time levará pouco mais de 10% desse dano, ou 50 pontos de vida.
Entretanto, não é o item mais adequado para um hard support uma vez que ele fornece resistência mágica e muita regeneração de vida, simplesmente não encaixa nos heróis com pouca vida. O melhor tipo de suporte que pode montar uma pipe é, portanto, aqueles que tem Strength como atributo primário.
Arcane Boots:
Uma escolha comum para muitos heróis. Esse par de botas possui uma habilidade ativa que recupera a mana dos aliados próximos ao portador do item. Muitos carries têm pontos de mana bastante limitados, mas precisam dela para as melhores habilidades. Isso permite que você os mantenha com a mana cheia enquanto permite que eles comprem uma bota que contribua melhor para as necessidades de um carry.
Drum of Endurance:
Outro bom item de utilidade. Ele oferece um 5% no bônus de movimento e 5 pontos extras na velocidade de ataque aos aliados que estiverem perto de você. Existe também uma habilidade ativa que maximiza esse bônus, concedendo 10% de movimento e 10 pontos de attack speed. Apesar de não ser lá muita diferença, pode dar a vantagem que aquela perseguição ou teamfight acirrada estava precisando.
O item também oferece bons atributos para o carry e ainda por cima serve de upgrade para aquela Bracer que já estava incomodando no seu inventário.
Mesmo que o Force Staff conceda atributos bem interessantes para o herói que o carrega, ele pode ser considerado um item de time. Ele tem muitos usos, desde ajudar aliados a perseguir ou escapar até encurralar heróis inimigos e empurrá-los para fora de posição.
Eul’s Scepter of Divinity:
Assim como o Force Staff, o Eul’s é um item de utilidade que permite ajudar aliados ou atrapalhar a vida do adversário com um ciclone preciso.
Ring of Basilius / Ring of Aquila:
Um item comum nos casters. Quando ligado, dará uma pequena regeneração de mana e armor extra para os aliados que estiverem perto, inclusive os creeps. Então se o seu parceiro de lane não precisar desses bônus ou se a necessidade de manter a sua lane recuada for mais importante, mantenha o item desligado.
O mesmo se aplica para o Ring of Aquila, mesmo porque ele não fornece nenhum atributo a mais para seus aliados. Entretanto, é uma opção bastante válida que permite que você acumule mais um punhado de atributos sem lotar o seu inventário de pauzinhos.
Vladmir’s Offering:
Outra opção para o seu Basilius básico é a Vlad. Ela oferece bônus de dano e 15% de lifesteal para todo herói aliado que luta corpo-a-corpo. Também aumenta a regeneração de Mana de todos os heróis amigos.
Você deve fazer esse item apenas se bater de perto ou se tiver ao menos um carry melee no seu time, mesmo que você seja um herói ranged.
Urn of Shadows:
A Urn of Shadows é um item relativamente barato que dá strength extra e um pouco de regeneração de mana a quem o estiver carregando.
Esse item coleta cargas dos heróis inimigos que forem abatidos nas proximidades, cargas essas que são convertidas em cura para o seu time. É importante ressaltar que apenas uma Urn pode coletar essas cargas, então tenha certeza que só existe um item desses no time.
Apesar de ser bastante utilizado entre gankers, o item é bem útil para os suportes que fazem seu trabalho direito e participam de teamfights, permitindo recuperar a vida dos aliados após o combate. A Urn of Shadows também pode ser usada agressivamente; se ativada em um herói inimigo, ele fica com um dano progressivo conforme o tempo passa, também conhecido como damage over time ou DoT.
Veil of Discord:
O Veil of Discord não é um item de suporte muito comum, mas ainda assim pode ser muito benéfico para o time como um todo, além de trazer alguns atributos invariavelmente úteis para o carry. Considere compra-lo quando o seu time for uma grande fonte de dano mágico.
Não tem problema morrer como suporte, né?
Pera lá, os heróis suportes são de fato mais vulneráveis e menos valiosos que os outros no seu time, mas isso não quer dizer que você deve evitar morrer desnecessariamente.
Às vezes é preciso que você se sacrifique pelo bem maior do time, de preferência depois de comprar o que puder da barra de quickbuy.
A propósito, você não usa a barra de quickbuy? Trate de perder esse vício imediatamente! Shift-click nos itens da loja para coloca-los na barra de quickbuy e ser notificado assim que tiver dinheiro. Atribua uma tecla de atalho nas opções para comprar mais rápido ainda, às vezes a morte é tão inevitável que não há tempo de mover o ponteiro do mouse até um ícone que, convenhamos, é bem pequeno.
Nesse ponto é comum surgir uma dúvida: Eu sou lento e tenho pouca vida, como você quer que eu fique vivo?
A resposta pode ser dada em uma palavra: Posicionamento.
Estar no lugar certo no tempo certo é vital para nós supports. Tente desenvolver a percepção do mapa e da situação do jogo, isso permite que você vá ao lugar certo antes do tempo. Como você não precisa gastar muito tempo farmando, a necessidade de ir até lugares perigosos é significantemente reduzida. Além disso, é necessário se movimentar pelo mapa para onde você é necessitado(a). Isso leva tempo pois requer experiência, mas continue aprendendo com os erros e sempre se pergunte “por que eu morri ali?” e “o que eu poderia ter feito de diferente?”
Seja bastante cauteloso quanto ao seu posicionamento nas lanes e nas teamfights. A exceção é quando você é um initiator com bastante vida, como o Tidehunter. Geralmente você vai querer ficar recuado para não virar migalhas se resolverem focar no seu herói.
O raciocínio acima conclui a terceira e penúltima parte do nosso guia básico e intermediário para aqueles com a intenção de jogar de support. O próximo texto falará sobre as partidas que encontramos no dia-a-dia e botará tudo que aprendemos até aqui em prática.