Chegamos finalmente à quarta e última parte do nosso guia de support no Dota 2 que cobre a forma de se jogar com essa função em um nível básico e intermediário. Toda a teoria já está em suas mãos, mas agora é hora de falar sobre o que acontece na prática. Se você perdeu algum dos outros guias, pode acessá-los abaixo:
Guia de Support no Dota 2: O Básico
Guia de Support no Dota 2: Atitude
Guia de Support no Dota 2: Itens e Sobrevivência
Vale lembrar que a maior parte do crédito vai para o Sando, que posta uma série de guias para o site Dotafire.
Muitas das informações abaixo são válidas não só para os supports, mas para todos os membros do time.
Pois bem, o leitor já deve ter visto partidas profissionais e como todos os integrantes do time convivem em harmonia e fazem tudo pensando nos outros quatro colegas. Mas não é assim na prática e você sabe muito bem disso. Não preciso nem dar boas vindas ao mundo das partidas públicas, todos nós sofremos com elas. Vamos agora falar sobre alguns erros comuns que podemos encontrar quando clicarmos em Find Match:
Auto-attackers e reclamões.
Não só no Dota, mas em qualquer tarefa que requer mais de uma pessoa para ser cumprida, é necessário que haja comunicação entre os membros da equipe. Às vezes encontramos barreiras de linguagem, problemas de imaturidade e gente com raiva de todos.
A primeira coisa que recomendamos é manter a calma. Continue tentando, um ping e um rabisco no mapa podem ajudar, bem como aquelas mensagens prontas como “push” e “we need wards” que, se eu não me engano, são traduzidas dependendo do idioma que o cliente se encontra.
Em segundo lugar, peça com gentileza. Se o infeliz da sua lane fica dando auto-attack, você pode lidar com isso ofendendo três gerações da família dele ou conversar educadamente com o sujeito que, dependendo da experiência, não sabe nem que está fazendo algo errado.
Certamente a segunda opção não desmotivará o cidadão e portanto possui maior chance de gerar resultados. É válido afirmar que em algumas ocasiões a pessoa vai precisar que você explique por que e o que ela está fazendo de errado.
Se o leitor insultar as pessoas, certamente fará com que ele se sinta melhor, mas é exatamente o efeito oposto que vai surgir na cabeça do abençoado que está reduzindo as suas chances de vitória, sem contar que isso irá criar uma má atmosfera para o time.
Carries que não sabem dar last hit e supports que pensam que são carries.
Essa é comum, não é? Antes de mais nada, roubar last hit do carry é um dos maiores crimes do jogo. Eles vão precisar daquele dinheiro para comprar itens e serem eficientes durante a partida. Carries sem dinheiro são inúteis e vão provavelmente custar o jogo.
Por outro lado, você pode ser um support que já está farto de ver seu carry errar os last hits. Todo aquele dinheiro está indo para o buraco e o sujeito vai continuar pobre de um jeito ou de outro.
Isso nos leva a algumas decisões difíceis. Geralmente você deve fazer tudo na medida do possível para ajudar o seu carry a ganhar dinheiro. Tomá-lo para si deve ser invariavelmente a última das opções. Às vezes você pode ajudar dando uma mãozinha logo antes do carry errar o last-hit, fazendo com que o creep fique com a vida suficientemente baixa para morrer no próximo golpe. Isso é mil vezes mais difícil que dar um last-hit e te distrai de denar e dar harass.
Você também pode fazer seu golpe chegar logo após o golpe do carry para reinvindicar o gold do creep inimigo caso seu colega não obtenha sucesso em abatê-lo, mas isso está bem longe do ideal e pode levar a um farm competitivo, tornando a vida dos dois bem difícil.
O Meu Carry fica nos botando em situações fatais. Eu devo continuar morrendo por ele?
Difícil. Um carry que fica morrendo vai ter problemas para conseguir o farm que ele precisa para ser eficiente, mas talvez ele seja um jogador agressivo que precisa da ajuda certa. Novamente, comunicação é a chave desse problema.
Porém, às vezes eles só são estúpidos. Faça tudo que você puder para dizer educadamente o que está acontecendo de errado e tirá-los da cova que eles cavaram para eles mesmos. Entretanto, haverá situações onde será impossível de mantê-lo vivo; não há ponto em morrer junto com ele se existe a possibilidade de se safar dessa.
Você jogou de support como ninguém e seu time não faz nada.
Pessoalmente essa é uma das partes mais desmotivadoras de se jogar de support. Você pode fazer tudo certo, mas não passa de uma fundação para o resto do seu time construir em cima.
Por exemplo, você pode colocar a ward anti-gank perfeita na jungle, mas seu aliado não tem noção de jogo suficiente para perceber que existem heróis adversários manobrando para mata-lo. Não é sua culpa, mas seus esforços foram desperdiçados de certa forma.
Não fique muito decepcionado, você tem controle apenas sobre o seu herói e todo time depende dos outros membros. Mesmo aqueles que jogam de carry dependem do resto do time para ajuda-los.
“Mas o que você está fazendo, seu idiota? Você nem farmou!”
Principalmente quando as coisas estão indo para o espaço, algumas pessoas que não têm tanto caráter assim vão procurar alguém para culpar, já que são bons demais para terem feito algo de errado. Espera aí, você não tem itens? Por que não estou vendo 15 wards simultâneas no mapa?
Essa gente não entende como Dota funciona e minha recomendação é ignorá-las imediatamente após a primeira manifestação de raiva deles.
Alguns erros comuns:
É bem normal ver jogadores cometerem certos erros quando jogam de support, principalmente em partidas públicas onde existe uma organização que chega próxima de valores nulos. Essa sessão lista as falhas de nível intermediário, entre elas:
Fazer um item de utilidade a todo custo.
Esse pode ser um problema para o support iniciante acostumado a exercer outros papéis na partida. Uma mentalidade de “carry” pode leva-lo a se apressar para fazer itens com o medo de ser ineficiente nas etapas finais do jogo.
Primeiramente, você não quer roubar o farm do seu carry ou deixar o time sem wards, principalmente contra um time que tem uma alta orientação para ganks. Certo, você conseguiu fechar aquele Mekansm cinco minutos mais cedo, mas nós acabamos perdendo uma torre e tivemos uma teamfight que deixou os adversários com três mortes de vantagem. Valeu à pena?
Talvez se você não comprar Dust of Appearance a sua Bracer sai mais rápido, mas o assist que você teria dado se o Bounty Hunter houvesse morrido já teria compensado os custos e ainda colocaria o inimigo numa posição mais defensiva.
Jamais deixe itens essenciais como Ward e Dust em segundo plano!
Faltar com a comunicação quanto à função.
É com grande frequência que você vê pessoas escolherem heróis que normalmente são suportes e assumir que é isso que farão. Por exemplo, você vê um Dazzle ou um Venomancer sendo escolhidos e eles vão diretamente para a safe lane. Você pega um carry e vai com eles, assumindo que eles vão te ajudar. Eles acabam pegando a maior quantidade de farm possível, acabam com o early game e incitam caos no time.
Escolher um herói como o Venomancer (que pode server como Semi-Carry) não é um pecado passível de morte, mas você precisa avisar como pretende jogar com o personagem, principalmente se for de uma maneira diferente da padrão.
Analogamente, se você pretende jogar com um certo herói como support (sendo que ele normalmente não é construído dessa forma), isso é uma coisa que deve ser avisada para que as lanes sejam distribuídas apropriadamente.
O semi-support se transformar em um semi-carry.
Você está jogando como semi-support e teve um ótimo começo de partida. Talvez você e o seu parceiro dominaram a lane, conseguiram vários kills e estão à frente de seu tempo. É o início do jogo e você está na sua forma mais perigosa. É nesse momento que você pensa: “Que vá pro inferno esse negócio de wardar e comprar itens de utilidade… Essa treta agora é de outro.”
Quando você acaba recebendo um bônus financeiro inesperado, pare e pense. Faça duas perguntas a si mesmo:
1) Se eu gastar esse dinheiro no meu herói ao invés de fazer itens para o time, isso vai me fazer imediatamente mais capaz de derrubar torres e emboscar inimigos?
2) Existe outro herói nesse time hábil o suficiente para assumir os deveres de support?
Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for negativa, esquece. Apenas faça seus itens de utilidade mais rápido, estoque um monte de wards e divirta-se sendo um support rico.
E independente do que acontecer, não se empolgue demais. Claro que semi-carries podem ganhar a partida se ela terminar suficientemente cedo, mas nós devemos ganhar a maioria dos nossos fundos através de ganks e pushes, não roubando do hard-carry.
Um Sand King nunca vai ganhar de um Spectre no Late game se os níveis de farm estiverem surpreendentemente próximos.
[divider]
Não importa se supports morrerem, né?
Falso. Não importa tento quanto se você fosse um carry e morresse já que você não está perdendo toneladas de farm e experiência que você vai precisar para ser competitivo mais tarde.
Porém, você ainda vai perder algum gold e alguma experiência e não vai estar lá para ajudar seu time enquanto estiver morto, tudo isso acontece enquanto você dá uma força para o inimigo.
Se você provavelmente vai se dar mal, tente rir na cara da morte sempre que possível, ou pelo menos morra por uma razão. Salvar um colega ou morrer sendo parte de uma teamfight ou um gank de sucesso contra o carry adversário.
E quanto às coisas boas?
Depois de tudo isso, você provavelmente está se sentindo um pouco mal depois de ler tudo isso… Então abaixo estão algumas coisas que podem te animar:
Jogar de suporte pode ser muito satisfatório quando você acertar. As salvadas no último segundo, o grande ulti colocado no lugar certo, ser uma fonte portátil que mantém seu time de vida cheia, hábil para avançar e levar a barracks depois da teamfight.
Você vai estar envolvido em todos os grande eventos. Toda teamfight, gank, defesa e torre inimiga indo ao chão acontecerá na sua presença. Você não vai passar o jogo vendo barras de vida chegando a zero.
Outra coisa é que você não tem a mesma pressão de um carry sobre si. Não é necessário acertar todo last hit, sobreviver todos os ganks e fazer decisões muito cruciais.
Arrumar um time bom que aprecia seu trabalho e constrói sobre ele é muito satisfatório. Você vai entender quando ver seu suber carry arrebentar com o time inimigo inteiro e pode pensar nostalgicamente na época que ele era apenas level com meia dúzia de pauzinhos no inventário.
Você o ajudou em tempos difíceis, comprou e atualizou o courier que permitiu que ele ficasse na lane, colocou wards para safá-lo de ganks, deu ótimas oportunidades de farm, concedeu kills para o nome dele e ainda se sacrificou uma vez ou outra na partida.
Agora seu time está destroçando a base inimiga e ele tem 20 kills do lado do nome dele. Faz bem lembrar que Dota é um jogo de time e precisa de pessoas que saibam jogar com outras pessoas.
Isso conclui tudo que poderíamos ter coberto referente a suportes até o nível intermediário. Se houve algo que não mencionamos, por favor deixe um comentário. O leitor pode esperar novos guias que irão cobrir outras partes do jogo no futuro. Agradecemos a atenção que você nos deu e estamos abertos a sugestões sobre que tipo de guia vocês desejam em seguida.