Recentemente, começamos um guia de Support no Dota 2. No link ao lado, comentamos sobre os conceitos básicos de um herói que exerce o papel de um suporte e preparamos o terreno para o texto abaixo, onde explicaremos como um support deve se comportar durante diferentes momentos da partida. Uma grande parte do crédito vai para o trabalho do usuário Sando, que posta no DotaFire.
Abaixo o link para outros guias de como ser um support no dota 2:
Guia de Support no Dota 2 – O básico
Guia de Support no Dota 2: Itens e Sobrevivência
ATUALIZADO: Agosto de 2015
Guia de Support no Dota – Early Game
O papel clássico de um support é agir como a babá do carry na safe lane durante o início da partida. Você tem uma série de tarefas para fazer aí:
- Ajudar o seus carries a farmar
- Protegê-los de ganks inimigos
- Ajudá-los a matar heróis adversários
- Negar creeps amigos
- -raticar Harass contra os seus oponentes
- Usar a jungle para manter a sua lane controlada.
Caso você acabe ficando na outra lane, seu trabalho não muda muito. A diferença é que o último item acima fica mais difícil.
Todos os tópicos citados serão agora discutidos com mais paciência abaixo:
Guia de Support no Dota – Ajudando seu Carry a farmar
Geralmente o seu carry terá mais dano que você, isso tem motivo. A função de farmar é dele, o dano facilita isso. A sua é garantir que o carry faça isso com segurança e sob a menor pressão possível.
A melhor forma de fazer isso é ‘ganhar’ a lane, ou seja, quando você e o seu carry acabam saíndo dela com mais dinheiro e experiência que os outros jogadores. Existem duas formas de se fazer isso, e a postura a ser tomada depende da situação:
Jogue agressivamente. Fique dando harass nos heróis inimigos, deixe os com vida baixa, principalmente quando o infeliz estiver sozinho na lane. Nessa situação, faça questão de empurrar seus inimigos para o mais longe possível dos seus creeps e portanto da experiência e do gold em potencial que eles oferecem. Certamente todo mundo já passou pela situação desagradável de enfrentar uma lane que não te dá espaço nenhum para respirar. Lembre-se, isso é arriscado e requer heróis certos e coordenação.
A outra opção é jogar de uma forma mais defensiva. Dessa forma fica mais fácil de se concentrar em dar mais last-hits e denies que a oposição. Obiamente é o carry que fica com o gold enquanto você se preocupa em matar os seus próprios creeps. Não há nada de erradi en bater um pouco em outros heróis, mas se concentre nos denies
Guia de Support no Dota – Protegendo o seu carry de ganks
Sabia que a sua mera presença diminui a possibilidade do inimigo partir para cima do seu parceiro de lane? Isso os obriga a levar em consideração o que você pode fazer contra eles também.
Proteger o carry não é uma coisa que só existe uma maneira de ser feita. Depende muito do herói escolhido para dar support. Healers como o Omniknight e o Dazzle são capazes de manter o herói amigo com a vida cheia e mantê-los vivos em situações onde teriam morrido se não fosse a sua ajuda.
Disablers como o Shadow Shaman podem intervir a tempo para salvar alguém. Já a Lina pode manter uma ameaça constante de contra ataque.
Tanto uma boa colocação de Wards quanto manter uma comunicação com o time permite que o carry se sinta confiante para farmar sem medo de ser atacado inesperadamente. Vale lembrar novamente de nosso guia de wards com um mapa interativo.
Guia de Support no Dota – Ajudando o seu carry a matar heróis adversários
Ser agressivo ou defensivo depende muito do herói que está contigo e dos que vocês estão enfrentando. Às vezes o ataque é a melhor defesa; um harass eficiente seguido de gank certamente traz a vantagem para o seu lado e torna o trabalho de dominar a lane uma tarefa muito mais fácil.
Quando possível, tente deixar o last hit de um herói inimigo (e portanto o gold que ele oferece) para o carry. Faça isso apenas se você estiver certo que seu adversário morrerá. Melhor dar um assist ao carry do que nada.
Essa parte do jogo requer um pouco de sangue frio da sua parte. Ataque seus inimigos até ficarem fracos e então julgue se o seu carry pode finalizar ou não. Deve-se também considerar a possibilidade do herói inimigo escapar. Os lentos não são grande preocupação, mas um que pode pular para longe, como por exemplo a Queen of Pain, devem ser eliminados sem pensar duas vezes.
Atacar não é a única forma de estragar o dia de um herói inimigo. Você ainda pode bloquear a rota de fuga com o seu herói (body block), bem como dar slows e stuns (se essas habilidades não lesarem) para facilitar o trabalho sujo do carry.
Guia de Support no Dota – Negando creeps amigos
Essa parte é simples, mas ainda assim faz uma enorme diferença na partida. Dependendo da perspectiva, denies são mais importantes que dar last hits. Com eles, você impede que os heróis inimigos ganhem tanto dinheiro como experiência.
Para quem não sabe, basta apertar o botão A e clicar em um creep amigo com a vida baixa, mais especificamente com menos da metade do HP.
Denies de sucesso são facilmente vistos. Quando um creep é negado, um ponto de exclamação na cor do herói que deu o last-hit aparece em cima da unidade morta.
Para deixar claro ao se falar da experiência que um herói inimigo perde quando um creep é negado, vamos fazer um exemplo abaixo:
Quando um creep inimigo é morto dentro de um certo alcance do herói, este recebe experiência. Cada creep melee dá 62 pontos de experiência quando morto, os que batem de longe concedem 41 pontos, enquanto as catapultas dão 88 pontos aos que estão perto.
Considere também que os pontos são divididos entre os heróis que estão perto do creep no momento de sua morte. Então por exemplo se duas pessoas dividem a mesma lane, ganharão 31 pontos cada um se um melee creep for morto perto deles.
Agora a parte interessante: Quando um creep é negado, os heróis recebem apenas 36 pontos de experiência.
Isso significa que o mesmo creep, que valeria 31 pontos para cada, agora concede apenas 18 pontos de experiência para cada um dos heróis pertos de um creep negado.
Imagine agora o que aconteceria se fossem negados dezenas de creeps. A diferença entre ouro e experiência vai se tornando progressivamente maior conforme os denies vão sendo dados.
Guia de Support no Dota – Praticando Harass contra seus oponentes
Não importa muito se você pretende ser agressivo ou não, mas dar harass é sempre um método útil de ajudar o seu carry. Essa parte é muito mais fácil se o herói escolhido para dar suporte atacar de longe.
Novamente, se você estiver contra um herói inimigo que está sozinho, use e abuse de todas as posibilidades de harass. Cuidado com os creeps adversários nessa parte, mas você deve definitivamente tentar manter o seu oponente o mais longe possível da lane.
Quando dois heróis inimigos estiverem dividindo a mesma lane que você e o seu carry, é necessário buscar um balanço entre haras e deny, dependendo da sua estratégia. Deve se levar em consideração a capacidade do inimigo manter a sua vida cheia. Não faz muito sentido bater em um Bloodseeker já que sua vida estará cheia no próximo last hit dele. A mesma situação pode ser encontrada ao enfrentar heróis acompanhados de um support capaz de curar seu parceiro de lane.
Nesse ponto o leitor pode se perguntar: Pra que dar harass?
Ninguém gosta de apanhar, isso faz com que a pessoa tenha mais uma coisa para se preocupar e dificulta o farm inimigo, bem como a possibilidade de negar os creeps que seu carry tanto precisa ou tomar posturas mais agressivas na partida. Conforme o tempo passa, você diminui a vida dos inimigos, forçando-os a usar itens ou até mesmo voltar para a base.
Fazer isso também prepara o terreno para ganks. Não concorda que é muito mais fácil matar um herói que já está fraco?
Tome cuidado. Atacar ou apenas clicar no herói inimigo para atacá-lo já faz com que os creeps inimigos venham para cima de você. Para evitar que isso aconteça, fique atrás dos seus próprios creeps.
Guia de Support no Dota – Usando a jungle para controlar a lane
Recuar a sua lane é quando você faz uso de um campo de monstros para manter toda a ação mais perto da sua torre. A vantagem disso é manter um farm mais seguro para o seu carry. Isso também facilita o trabalho do gankar que repousa sobre as costas do herói que está em mid.
Isso só é possível em top se você estiver jogando de Dire ou em bot, caso faça parte do time Radiant. Em ambas as jungles existe um campo perto da torre referente às lanes citadas acima.
Para recuar a sua lane, fique perto do campo de monstros e observe o relógio com atenção. Quando o tempo estiver marcando xx:15 ou xx:45, ataque um dos creeps neutros e corra de volta para a sua lane. Os creeps da jungle se depararão com os seus, a perseguição os levará para longe da lane. Simples assim.
Se possível, siga essa agitação e tente acertar os last hits nos creeps da jungle. Essa é uma das poucas oportunidades que um support tem para farmar.
Considere fazer um pull quando os seus creeps estiverem percorrendo mais da metade do caminho entre as duas torres. Não se esqueça de avisar o carry para que ele fique mais cauteloso.
Não recue a lane quando o inimigo já estiver perto demais da sua torre, isso colocaria o carry em uma posição desnecessariamente vulnerável.
Existem algumas técnicas avançadas por trás dessa prática. Se você atacar os monstros neutros ao redor dos xx:50 ou xx:53 segundos, um novo conjunto de creeps nascerá, possibilitando que você junte vários grupos diferentes, maximizando a experiência em potencial daquele campo. Isso é amplamente utilizado nos campos de Ancient.
Também é possível chamar a atenção de dois campos neutros simultaneamente, mas é preciso cortar algumas árvores. Para isso, você precisa ter um Tango ou uma Quelling Blade em mãos.
Além disso, é importante saber que os monstros da jungle não nascem se existirem unidades ou objetos perto do campo. Alguns jogadores intencionalmente wardarão campos inimigos para evitar que creeps nasçam lá. Isso pode ser feito com qualquer uma das wards. É possível resolver esse problema com Sentry Wards, mas a escassez de recursos no início da partida pode dificultar a remoção de wards inimigas. Tome cuidado também com a possibilidade do inimigo gankar a sua jungle quando ver que seus creeps estão avançando demais.
Tome cuidado também quando você ver que tem uma catapulta vindo junto com os seus creeps. Isso significa que tem uma catapulta inimiga chegando também. Caso sua lane seja recuada demais, a sua torre pode tomar uma quantidade enorme de dano.
Guia de Support no Dota – Midgame
Conforme os heróis começarem a empurrar as lanes e passear entre elas, a fase inicial da partida estará encerrada. Nesse ponto, o carry não vai precisar de mais tanta atenção sua e você estará livre para se envolver mais no resto do jogo.
O que você fará em seguida depende muito da situação da partida e do seu herói. Você precisa se envolver em ganks, pushes, defesas e teamfights conforme esses eventos forem ocorrendo. Apenas farme quando as coisas estiverem bem tranquilas ou você precise muito fechar um item importante. Ainda assim, você precisa estar em toda luta que ocorrer, por isso sempre carregue um Teleport Scroll.
Se você é responsável por wardar, continue com o bom trabalho. Se certifique que a entrada para o Roshan está sendo observada sempre uma vez que o inimigo pode decidir mata-lo.
Guia de Support no Dota – Late game
Conforme a partida progride, os carries fecham itens que amplificam o dano e se tornam cada vez mais poderosos em relação a você. Estamos no late game
Isso não significa que você perdeu a utilidade ou algo assim. Muitos jogos que passam dos trinta minutos são ganhos depois de um gank de sucesso, um Roshan ou uma torre que cai inesperadamente. O menor dos erros pode significar a derrota em uma partida longa. Heróis que estão com o nível alto demoram uma quantidade enorme de tempo para renascerem, isso dá muita margem de manobra.
Esses fatos concedam enorme importância para suas wards, habilidades e itens comprados ao longo do tempo. Esses fatores podem ser a diferença entre a vitória e a derrota. Você não deve ficar sozinho nessa parte em quase nenhum momento do late game.
Com isso, o leitor já deve ser capaz de se portar corretamente durante toda uma partida de Dota 2, mas ainda temos muitas coisas para discutir sobre suportes. De acordo com a receptividade, podemos também falar sobre outros papeis em um time de Dota.
O próximo texto terá seu enfoque nos itens que um support deve fazer e qual a melhor forma de administrar o seu dinheiro.